terça-feira, 17 de março de 2015

Futebol: sócio-torcedor ou buyers-club

150302-Inter

Uma discussão que parece ter-se perdido nos últimos anos é o histórico dessas modalidades populares de associação de torcedores aos clubes. Nos anos 2000 foram diversos os movimentos de torcedores, reservados aos seus clubes, que exigiam democratização na participação política das instituições. Esses movimentos aproveitavam – em casos bem esparsos – a criação de planos de associação que, à época, buscavam atrair os torcedores aos estádios com a vantagem de ter acesso livre aos jogos.
Era uma contraofensiva torcedora à proposta amplamente difundida pela imprensa comercial de que a saída para o fim dos desmandos dos cartolas era a transformação dos clubes em empresas. Os movimentos de torcedores propunham ser necessário ampliar o arco de decisões para além das famílias e grupos políticos restritos que dominavam a direção dos clubes.
Para ler o texto completo de Irlan Simões clique aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP