terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Navegando pelo cinema




Alain Bergala - Emoção



A emoção é uma palavra muito perigosa para falar de cinema. Na França, por exemplo, havia um slogan, em um determinado momento, que dizia que o cinema é emoção e só isso. Isto é, a emoção era o valor absoluto dos filmes. Então, é claro que é muito perigoso porque há emoções que são indignas. Há emoções que são obtidas através do cinema, que são absolutamente, indignas. Não é só porque há emoção que o filme será bom ou ruim. Existem filmes em que a emoção é obtida por meios tão desleais, o que resulta em uma emoção ruim. Quando se fala sobre emoção, é preciso sempre se perguntar como esta emoção foi obtida. Ela foi obtida através de chantagem ao expectador? É muito fácil fazer o expectador chorar. Mas não é porque o expectador chora que o filme é bom. Porque, afinal, os alemães que assistiam aos desfiles de Hitler choravam. Eles ficavam muito emocionados. Não se pode dizer que essa é uma boa emoção. É verdade que no cinema há emoção. É verdade que é uma arte, na qual a emoção é muito importante. Mas, a emoção não pode ser um critério de julgamento nem de análise.

Se desejar assistir à sua fala clique aqui






"Não olhe para cima" de Adam McKay (2021)




Para ler o comentário de José Micaelson Lacerda Morais sobre o filme "Não olhe para cima" clique aqui







As 15 realizadoras mais premiadas do Cinema



Já acompanhamos o trabalho das realizadoras há algum tempo. Estas senhoras têm dado que falar e decidimos neste artigo “levantar o véu” sobre os seus trabalhos mais premiados internacionalmente. A seleção das cineastas e respetivos filmes não se revelou uma tarefa nada fácil. Chegaram a esta lista as 15 Cineastas cuja especial produção marcou uma ou mais gerações e que tiveram reconhecimento internacional. Para ler o texto de Marta Reis clique aqui


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