Navegando pelo cinema
Táxi Blues
Talvez o momento de maior intensidade concentrada na história recente da humanidade, do ponto de vista da transição política, tenha sido o fim da União Soviética – processo que se acelerou na década de 1980 e culminou em 1991, com a queda de Gorbachev e a ascensão de Iéltsin. O mundo socialista virou de cabeça para baixo: como um meteoro que caiu no oceano, ondas propagaram-se em círculos, e as consequências e desdobramentos persistem até hoje – a guerra na Ucrânia é sinal desse refluxo, entre outros. Captar o momento da virada de chave é tarefa dos artistas antenados. “Táxi Blues”, dirigido em 1989 por Pavel Lungin e lançado em 1990, foi uma dessas sintonias finas, um filme que pela desestruturação dramatúrgica que operou, vis-à-vis o modo de produção dominante no cinema soviético, liberou um pacote inédito de energia, um conjunto de corpúsculos transformadores que tomou de assalto o sistema nervoso da linguagem cinematográfica na URSS que se extinguia. Para ler o texto de João Lanari Bo clique aqui
Heroísmo em questão
Filme iraniano premiado em Cannes estreia no Brasil no momento em que regime do Irã mantém três cineastas presos. Para ler o texto de Eduardo Escorel clique aqui
Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, v. 11 n. 1 (2022)
Neste número, temos a segunda parte do dossiê Festivais e Mostras Audiovisuais: olhares e perspectivas, organizado por Izabel Cruz Melo, Juliana Muylaert e Tetê Mattos. A divisão do dossiê em dois volumes da Revista Rebeca mostra a importância do tema para o campo. Este segundo volume, com oito artigos, traz questões de diversidade (com festivais de temática feminista, negra, LGBTQIAP+ e infantil); efeitos das adaptações aos impactos pandemia de Covid 19; curadoria e trocas entre organizadores de festivais. Compõem ainda o dossiê uma entrevista com a professora e curadora Amaranta César e uma resenhado livro Documentary Film Festivals: Changes, Challenges, Professional Perspectives, de 2020. Para ter acesso ao conteúdo integral da revista clique aqui
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