Caminhos da educação
O programa "Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania"
O presente trabalho refere-se a uma pesquisa de mestrado em andamento onde serão articuladas algumas considerações sobre o tema formação para a construção da cidadania e o debate sobre a ética voltada ao público “infantojuvenil” por meio do Programa “Um por Todos e Todos por Um! Pela ética e Cidadania”, promovido Controladoria Geral da União (CGU). A abordagem metodológica pautou-se na exploração de documentos oficiais e normativos, com a adoção de instrumentos de coleta de dados, como questionário e entrevistas semiestruturadas. Embora inicialmente os resultados obtidos apontem para uma satisfação dos profissionais envolvidos no trabalho docente, percebemos também, considerando os dados coletados, alguns indícios que nos levam a compreender que vários aspectos do Programa ainda precisam ser aprimorados. Acreditamos que esse estudo possa proporcionar contribuições e reflexões teóricas quanto à temática abordada e uma maior compreensão dos processos e aspectos didáticos-metodológicos do programa. Para ler o texto de Lincoln de Souza Silva, Ana Paula Andrade e Francisco André Silva Martins clique aqui
Educação ambiental e os saberes tradicionais
O presente estudo tem como intuito compreender o diálogo entre os Saberes Tradicionais do Candomblé do Povo Bantu – cosmologia que cultua as energias da natureza denominadas Mukixi(plural de Nkisi) – e a Educação Ambiental (EA), já que com a contínua desvalorização desses saberes pertencentes a estes povos e comunidades tradicionais ocasiona práticas de violências epistêmicas e raciais. Essas relações desiguais de poder, iniciadas desde o Brasil Colônia, persistem até os dias atuais, reverberando nas formas de educação produzidas ou reproduzidas, por exemplo, nas instituições escolares. Partindo da possibilidade do ato de educar em uma perspectiva etnoecológica e para as relações étnico-raciais, esse artigo, como pesquisa bibliográfica, se volta para a reflexão sobre os potenciais dos Saberes Tradicionais do Candomblé do povo Bantu para o ensino da Educação Ambiental Crítica que seja, também, antirracista, libertadora e democrática. Para ler o texto de Rodolfo de Oliveira Silva e José Eustáquio de Brito clique aqui
SCIAS. Direitos Humanos e Educação, v. 5, n. 1 (2022)
Está sendo lançada uma nova edição da Revista SCIAS. Direitos Humanos e Educação com o Dossiê Temático: “Reconhecimento, autonomia e diversidade”, resultado da parceria profícua com a Subsecretaria de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE) e da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais–FaE/CBH/UEMG. Para ter acesso ao conteúdo integral da revista clique aqui
0 comentários:
Postar um comentário