domingo, 24 de julho de 2022

Navegando pelo cinema

 






Doutrinação em série




Aos colonizados cabe aplaudir a quem os domina. Parecem não sentir cadeias e correntes. Para ler o texto de Flávio R. Kothe clique aqui




Caderneta de Cromos #13: Pedro Henrique



Caderneta de Cromos é um questionário breve, impertinente quanto baste, mais ou menos imbecil, sobre o mundo do cinema, em geral, e sobre o mundo em toda a sua inteireza, em particular. Pedro Henrique, o muito bom(bástico) entrevistado desta edição, é o realizador de "Frágil" (2022), filme que, custando os mais exuberantes 0€ de todo o sempre, lançou o caos no passado IndieLisboa, devido a um protesto corajoso que entrou diretamente na história não só deste como de todos os festivais, talvez podendo motivar uma reflexão sobre o seu modo de funcionamento, o caldo cultural do cinema português, a “mentalidadezinha à portuguesa” ou ainda o sistema capitalista como um todo. Para ler o texto completo clique aqui







 Terra à Deriva 




Foi em setembro de 2013 que Qingdao, cidade situada na costa leste da China, perto do Japão e a um passo da Coreia do Sul, viveu seu instante estelar. Até então seu destaque era garantido pela cerveja homônima, herança da ocupação alemã entre 1898 e 1914, provavelmente a melhor cerveja do país. Coroando a euforia, desembarcaram no majestoso aeroporto local celebridades como Leonardo DiCaprio, Nicole Kidman, John Travolta, Catherine Zeta-Jones, Christoph Waltz, Kate Beckinsale, Ewan McGregor, até mesmo o indefectível produtor Harvey Weinstein – à época ainda incólume das acusações de assédio sexual. Esse time, ao lado de igualmente celebridades chinesas, compareceu ao agradável balneário para prestigiar o momento fundador do “Oriental Movie Metropolis”, conglomerado de estúdios cinematográficos e anexos que pretende, sem meias palavras, emular e, em poucos anos, superar Hollywood. O custo da extravaganza não foi revelado, dá para imaginar…os chineses pensam grande, diria o Conselheiro Acácio, mas a tecnologia hollywoodiana de produzir blockbusters palatáveis para audiências globais e diversificadas é um segredo guardado a sete chaves, para dizer o mínimo. Para ler o texto de João Lanari Bo clique aqui


0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP