terça-feira, 22 de setembro de 2020

"Walking around" - Pablo Neruda




Acontece que me canso de ser homem.


Acontece que entro nas alfaiatarias e nos cinemas


abatido, impenetrável, como um cisne de feltro


vogando numa água de orizem e de cinza.


O cheiro das barbearias faz-me gritar em lágrimas.


Eu só quero um descanso de pedras ou de lã,


eu só quero não ver as lojas e os jardins,


mercadorias, óculos, ascensores.


Acontece que me canso destes pés, destas unhas,


e do cabelo e da sombra.


Acontece que me canso de ser homem.


E no entanto seria delicioso


assustar um notário com um livro cortado


ou dar morte a uma freira com um soco no ouvido.


Seria lindo


ir pela rua com uma faca verde


e aos gritos até morrer de frio.


Não quero continuar a ser raiz nas trevas,


vacilante, estendido, tiritando de sono,


para baixo, nas tripas molhadas da terra,


absorvendo e pensando, comendo dia após dia.


Não quero para mim tanta desgraça.


Não quero continuar raiz e sepultura,


subterrâneo solitário e adega com mortos,


transido, morrendo de desgosto.


Por isso a segunda feira arde como o petróleo


quando me vê chegar com esta cara de cárcere


e uiva no seu decurso como roda ferida,


e dá passos de sangue quente em direção à noite.


E empurra-me para certos cantos, certas casas úmidas


para os hospitais onde os ossos saem pela janela,


para certas sapatarias que cheiram a vinagre,


para ruas espantosas como fendas.


Há pássaros cor de enxofre com horríveis intestinos


pendentes da entrada das casas que eu odeio,


há dentaduras esquecidas numa cafeteira,


há espelhos


que deviam ter chorado de vergonha e de espanto,


há guarda chuvas em todo o lado, e veneno, e umbigos.


Eu passeio com calma, com olhos, com sapatos,


com fúria, com esquecimento,


passo, atravesso escritórios e centros ortopédicos,


e pátios onde há roupa a secar num arame:


cuecas, toalhas e camisas que choram


lentas lágrimas sujas.


 

 

Pablo Neruda


0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP