segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Drone Awards 2020: imagens de cabeça nas nuvens


Foram revelados os vencedores da terceira edição dos Drone Awards, o concurso que premeia as melhores fotografias realizadas com recurso a um drone. De acordo com a organização, foram enviadas fotografias de 126 países, distribuídas por nove categorias (abstrato; cidades vazias: a vida durante a covid-19; natureza; pessoas; desporto; fotografia em série; arquitetura urbana; casamentos; e animais). A fotografia de destaque chega da Austrália. Captada por Jim Picôt, Love Heart of Nature mostra um cardume de salmões em forma de coração, com um tubarão a nadar no interior. Para ver as fotos clique aqui


Vencedores do concurso de fotografia subaquática de 2020 Through Your Lens Martin Strmiska

Os 20 vencedores épicos do concurso de fotografia subaquática de 2020 


O oceano profundo continua sendo o maior segredo remanescente em nosso planeta, a fronteira final ainda não conquistada e explorada pelo olho humano. Na verdade, estima-se que apenas 20% do oceano foi estudado até certo ponto ou outro, e do ser humano médio consegue ver e explorar ainda menos - apenas uma gota no oceano - literal e metaforicamente. As pessoas que mais veem essas misteriosas profundezas marinhas são provavelmente mergulhadores, e todos os anos, nos últimos 16 anos consecutivos, a Scuba Diving Magazine tem coletado e selecionado as melhores fotos subaquáticas enviadas para o Concurso de Fotografia Subaquática Through Your Lens . Este ano, um recorde de 2.636 fotos foram enviadas para a competição e, dessa multidão de inscrições, foram selecionadas 13 imagens vencedoras e 15 menções honrosas. Portanto, vamos explorar os cantos secretos de nossos oceanos juntos - listamos os destaques da competição para o seu deleite visual abaixo.

1. Menção Honrosa: Martin Strmiska

Local: Styria, Áustria

Vencedores do concurso de fotografia subaquática de 2020 Through Your Lens Menção honrosa: Martin Strmiska, Styria, Áustria

Nota do fotógrafo: "No início da primavera, enquanto os picos das 

montanhas ao redor da vila de Tragoess ainda estão cobertos de neve, 

os prados que revestem Grüner See (Lago Verde) florescem. 

Somente nos meses posteriores, quando as temperaturas noturnas 

não caem abaixo de zero, a neve derrete e desça os riachos para encher 

o lago com água cristalina. O prado, com flores recém-desabrochadas e 

grama verde rica, fica inundado e, pelos próximos dois meses, cria 

um incrível parque subaquático"


Localização: 
 Bonaire2. Menção Honrosa: 

Chris Gug

Chris Gug, vencedores do concurso de fotografia subaquática de 2020 Through Your Lens

Nota do fotógrafo: "Depois do que pareceu uma eternidade, os flamingos 
voltaram a se alimentar na lama arenosa onde eu estava deitado imóvel 
desde o nascer do sol. À medida que avançavam, levantaram um pouco de 
lodo, que pousou na porta da cúpula da minha câmera. sendo muito inventivo 
ou muito corajoso, vi que o lodo havia caído na pétala chamejante do meu 
porto e começou a engolir, dando-me uma breve oportunidade de capturar 
aquelas serrilhas alimentadoras de filtro únicas em seu bico e aquele lindo 
olho amarelo redondinho. "

3. Terceiro lugar em câmera compacta:

Enrico Somogyi

Local:  Anilao, Filipinas

Vencedores do concurso de fotografia subaquática de 2020 Through Your Lens Enrico Somogyi

Nota do fotógrafo: "Enquanto mergulhava em Anilao, a macro capital das 
Filipinas, meu observador me mostrou uma garrafa de cerveja aparentemente 
vazia na areia. Mas havia algo vivendo dentro. Comecei a atirar no goby limão 
que vivia lá. Depois de um tempo, percebi uma sombra ao fundo e, alguns 
segundos depois, vi o peixe-leão juvenil saindo. Apertei o obturador quando 
o goby começou a bocejar e o peixe-leão olhou para a câmera. "

4. Menção Honrosa: Marc Henauer

Local:  Ilha Amorgos, Grécia

Vencedores do concurso de fotografia subaquática de 2020 Through Your Lens Marc Henauer

Nota do fotógrafo: "Esta imagem foi tirada na Grécia, na Ilha de Amorgos. 
Existem muitas cavernas como esta ao longo da costa. A escuridão contrasta 
com o azul típico do Mar Egeu. A Grécia também é um paraíso para mergulho 
livre. Os cenários oferecem total liberdade à imaginação e à criação de imagens 
poéticas. "

5. Menção Honrosa: Enrico Somogyi

Local:  Kirchbruch, Alemanha

Vencedores do concurso de fotografia subaquática de 2020 Through Your Lens Enrico Somogyi

Nota do fotógrafo: "Com a maioria dos mergulhadores viajando carregando 
uma câmera hoje em dia, pode ser difícil encontrar temas novos. Enrico Somogyi 
resolve esse problema abordando o que é familiar de novas maneiras e variando 
suas técnicas, como esta cobertura de um lírio d'água em Kirchbruch , Alemanha. "

6. Menção Honrosa: Lureen Ferretti

7. Menção Honrosa: Massimo Georgette

Local:  Jardines De La Reina, Cuba

Vencedores do concurso de fotografia subaquática de 2020 Through Your Lens Massimo Georgette

Nota do fotógrafo: “Neste arquipélago cubano, entre os manguezais, vive 
uma pequena colônia de crocodilos americanos. Para fazer uma série de fotos 
tive que ficar três dias na água, estudando as correntes, a luz e a clareza da 
água . Então esperei até que o crocodilo estivesse na posição certa contra a 
luz de fundo. A ideia era ter o melhor contraste entre o reflexo do sol e a cor 
da água. "

8. Vencedor do grande prêmio: Evans Baudin

Local:  Baja California, México

Vencedores do concurso de fotografia subaquática de 2020 Through Your Lens, Evans Baudin

Nota do fotógrafo: “Em junho de 2020, com uma licença especial, fiz uma 
expedição para documentar a vida marinha e os efeitos da redução do tráfego 
marinho devido ao COVID-19. Depois de duas horas na água com um cardume 
de tubarões-de-seda perto da superfície, nosso barco O capitão gritou: 
“Tubarão-baleia, bem atrás de você!” - uma fêmea de mais de 12 metros. 
A surpresa foi dupla quando descobri cerca de 50 remoras desfrutando 
pacificamente de um passeio gratuito em sua boca! "

9. Primeiro lugar em comportamento:

 Jules Casey

Local:  Port Phillip Bay, Austrália

Vencedores do concurso de fotografia subaquática de 2020 Through Your Lens Jules Casey

Nota do fotógrafo: "Capturado durante um mergulho diurno no Píer de 
Blairgowrie em Port Phillip Bay, Austrália, este cavalo marinho estava se 
alimentando perto da superfície e nadando livremente de um pedaço flutuante 
de erva para o outro. Não tenho certeza se o cavalo-marinho por engano agarrou 
o peixe-cachimbo com a cauda, ​​confundindo-o com um pedaço de erva daninha, 
ou se isso foi deliberado. O peixe-cachimbo imediatamente lutou para se livrar das 
garras do cavalo-marinho. Essa interação durou apenas cerca de 10 segundos, 
tempo suficiente para preparar a tacada. "

10. Terceiro lugar em comportamento: Thomas Van Puymbroeck

Local:  Marsa Alam, Egito

Vencedores do concurso de fotografia subaquática de 2020 Through Your Lens Thomas Van Puymbroeck

Nota do fotógrafo: "Esta foto foi tirada em águas muito rasas. Durante a lua 
de mel, não conseguimos resistir ao chamado da água, então minha esposa e eu 
íamos mergulhar todas as manhãs. Um dia, muito lodo chamou minha atenção. 
No lodo, esta bela arraia apareceu. Eu só tinha uma janela muito curta para atirar, 
porque o lodo estava se espalhando por todos os lados. A arraia se alimentava 
de minúsculas criaturas na areia. Após alguns segundos, a raia desapareceu e 
continuamos a desfrutar do lindo Mar Vermelho e nossa lua de mel. "

11. Menção Honrosa: Martina Andres

Localização:  Mar Vermelho

Vencedores do concurso de fotografia subaquática através da sua lente 2020, Martina Andres

Nota do fotógrafo: "Como mergulhador, você nunca vai esquecer o seu primeiro 
tubarão grande. Eu me senti eternamente grato por encontrar este belo tubarão 
de pontas brancas oceânicas no Mar Vermelho. Conforme nos aproximávamos dos 
últimos minutos de nosso mergulho, ela e sua" comitiva "lentamente circulavam 
nosso grupo, olhando pacificamente para cada um de nós, antes que eles 
decolassem para o azul novamente. "

12. Segundo lugar em grande angular: 

Marc Henauer

Local:  Ilha Amorgos, Grécia

Vencedores do concurso de fotografia subaquática de 2020 Through Your Lens Marc Henauer

Nota do fotógrafo: "O naufrágio do Olympia pode ser visto no filme de Luc 
Besson, de 1988, The Big Blue. Ele encalhou perto da costa na Ilha de Amorgos, 
na Grécia. O segredo desta imagem está na sincronização. Para ter sucesso, foi 
necessário um raio de sol para iluminar o paisagem subaquática, então chegou 
uma onda com o ângulo certo na cúpula para ter uma boa visão acima e abaixo 
e, por fim, o mergulhador livre teve que se manter em posição de frente para o 
naufrágio. Demorou muito ensaio. ”

13. Terceiro lugar em macro: Robert 

Stansfield

Local:  Banco Chinchorro, México

Vencedores do concurso de fotografia subaquática de 2020 Through Your Lens Robert Stansfield

Nota do fotógrafo: "Em novembro de 2019, me inscrevi para 14 dias de 
mergulho no Banco Chinchorro com meu bom amigo Heiko de Amigos del Mar, 
Mahahual. Como uma piada, Heiko me estabeleceu a meta de ver quantas 
espécies diferentes eu poderia capturar durante meu tempo lá, então Optei por 
uma 105 mm para me dar um pouco mais de alcance, embora mergulhar lá se 
presta muito mais a uma lente grande angular. No meu segundo mergulho, eu 
estava me preparando para uma foto de baixo ângulo de um grupo de enguias 
de jardim quando Senti algo passar o nariz embaixo do meu braço. Olhando para 
baixo, vi um tubarão-enfermeira muito confiante olhando para mim. Eu 
lentamente me movi para cima e para trás, reposicionei os estroboscópios e tirei 
uma série de fotos com os dentículos ligeiramente iluminados por trás. 
tubarões-lixa em torno do Banco Chinchorro são muito ousados ​​e uma alegria 
de assistir. "

14. Primeiro lugar em macro: Jeffrey 

Haines

Local:  West Palm Beach, Flórida

Vencedores do concurso de fotografia subaquática de 2020 Through Your Lens Jeffrey Haines

Nota do fotógrafo: "Você nunca sabe o que vai encontrar ao mergulhar em 
águas negras. Uma noite pode ser uma larva de peixes minúsculos, outra um 
mako ou um tubarão sedoso, mas principalmente você está procurando por 
criaturas minúsculas no plâncton enquanto flutua junto com a corrente sobre as 
águas profundas. Persistência e concentração são as chaves para o sucesso em 
encontrar seu assunto enquanto você vagueia. Cerca de 45 minutos depois de 
meu mergulho de 90 minutos, comecei a detectar pequenos aglomerados de 
sargaço flutuando, sempre uma visão emocionante em um mergulho em águas 
negras. Encontrei este cavalo-marinho na terceira moita que investiguei. "

15. Primeiro lugar em grande angular: 

Martin Strmiska

Localização:  Puerto Morelos, México

Vencedores do concurso de fotografia subaquática de 2020 Through Your Lens Martin Strmiska

Nota do fotógrafo: “Na superfície, na entrada do cenote, eu não tinha ideia de 
que tipo de espaço havia embaixo da pequena piscina. Só quando desci e me 
posicionei fora da área iluminada pelo sol é que o espaço escuro foi revelado. 
Quando meus olhos se ajustaram à escuridão , Percebi as enormes dimensões do 
espaço. Meu camarada, pairando sobre aquela nuvem e iluminado pelos raios do 
sol, parecia tão pequeno que passei todo o mergulho atirando à distância, 
tentando capturar o minúsculo mergulhador naquele imenso espaço. "

16. Menção Honrosa: Sean Steiniger

Local:  Ha'Apai Island Chain, Tonga

Vencedores do concurso de fotografia subaquática de 2020 Through Your Lens Sean Steiniger

Nota do fotógrafo: "Um filhote de baleia jubarte navega pelas águas 
azul-esmeralda de Tonga, acompanhado de perto por sua mãe colossal e sua 
escolta. Enquanto os leviatãs circulam diretamente abaixo de mim, o filhote sobe 
em direção à superfície para tomar ar fresco. Eu puxo para trás minhas 
nadadeiras de mergulho livre o tiro. Uma fração de segundo depois, mamãe 
surge para levar seu bebê para longe do estranho que está soprando bolhas. "

17. Segundo lugar na macro: Yury 

Ivanov

Local:  Bali, Indonésia

Vencedores do concurso de fotografia subaquática de 2020 Through Your Lens Yury Ivanov

Nota do fotógrafo: “Esses nudibrânquios são um dos meus modelos favoritos 
para sessões de fotos subaquáticas. Eu os chamo de“ as cores vivas do mar ”ou“ 
rainhas da neve ”. Aqui, Phyllodesmium iriomotense pode ser visto se alimentando
de um de seus pratos favoritos: coral gorgônio delgado. Esta foto foi tirada a uma profundidade de 32 metros (105 pés). O tempo alocado para a fotografia é muito 
limitado nessa profundidade, então fiz quatro mergulhos para tirar esta foto. "

18. Primeiro lugar em câmera compacta:

 Tobias Friedrich

Local:  Anilao, Filipinas

Vencedores do concurso de fotografia subaquática de 2020 Through Your Lens Tobias Friedrich

Nota do fotógrafo: "Como embaixador da marca de câmeras SeaLife, sempre 
tenho comigo uma DC2000, além da minha configuração DSLR, para tirar algumas
fotos laterais. Acho muito interessante ver o que posso filmar com uma câmera 
muito pequena como a SeaLife e o quão perto posso chegar da qualidade das 
imagens que tiro com minha DSLR. Este jovem wonderpus estava sentado em 
uma folha de palmeira, um assunto muito bom para ser testado. O mergulho foi 
feito perto de Anilao, Filipinas, com Crystal Blue Resort e o apoio do fotógrafo 
Mike Bartick. "

19. Segundo lugar em câmera compacta: 

Marcelo Johan Ogata

Local:  Estreito de Lembeh, Indonésia

Vencedores do concurso de fotografia subaquática de 2020 Through Your Lens Marcelo Johan Ogata

Nota do fotógrafo: "Você já teve a sensação de que um peixe poderia estar 
rindo de você? O mais engraçado sobre esse mergulho foi que demorei muito 
para perceber que havia um porco-espinho dentro da esponja do barril! Eu estava 
com os olhos colados na esponja, procurando por lagostas peludas e atarracadas, 
e só depois de um tempo eu vi esse cara camuflado se afastando da minha 
câmera com um sorriso no rosto! "

20. Terceiro lugar em grande angular:

Raffaele Livornese

Local:  Baja California, México

Vencedores do concurso de fotografia subaquática de 2020 Through Your Lens Raffaele Livornese

Nota do fotógrafo: “Eu tirei essa foto em outubro passado na Baja California. 
Foi minha primeira vez lá, então demorei alguns dias para conseguir mais 
confiança com o mar e os animais que lá vivem. Tive muita sorte porque naquela 
época muitas sardinhas estavam estudando lá, então os leões-marinhos estavam constantemente brincando e caçando eles. Para tirar essa foto eu fiquei pairando 
em uma profundidade rasa por um longo tempo, procurando o momento certo 
para apertar o botão. Quando chegou, eu vi o mar dois leões nadando primeiro 
para longe, depois um em direção ao outro. As sardinhas se moviam da mesma 
maneira para escapar da caça, então eles desenharam duas linhas como ondas 
paralelas, e eu consegui. "

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP