quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Dicionário pessoal com a letra “N” - Casimiro de Brito


 


Dicionário pessoal com a letra “N”


NADA
Nunca descobri onde estava o nada. Que palavra!


NÁDEGAS
Ou uma espécie de mármore transformado em música?


NÃO CREIAS EM NADA
Não creias em nada pois não há nada que se possa segurar.


NASCIMENTO
Nascer é abandonar a mais amável das casas.


NATUREZA
Não estou dentro nem fora da Natureza: sou um fragmento dela.


NAUFRÁGIO
Naufragado na minha amada comecei a voar.


NEGRO
No negro mais profundo um arco-íris.


NEM SENHOR NEM SERVO
O mais difícil (mas indispensável) objetivo da minha vida.


NETOS
O meu sangue continua a correr.


NÉVOA
Alguma coisa se há-de ver no meio da névoa mais espessa.


NINGUÉM
Ninguém é de ninguém, nem de si próprio.


NINHO
E, sempre que posso, regresso ao ninho da mãe.


NIRVANA

Aceito silenciosamente saber que nada sei.



Amor se chama o nó — atado e desatado — que me liga ao mundo.


NOITE
Abre-se já a noite, um buraco onde me aconchego.


NOITE DE AMOR
A primavera voltou.


NOIVO
Noivo me sinto quando visito as minhas filhas.


NÓMADA
Viajo por caminhos que ninguém pode imaginar.


NOME
Desenho no dorso das águas o nome da minha amada.


NO MEIO DE
Seja onde for estamos sempre “no meio de”.


NORMALIDADE
Todos anormais, basta escavar um pouco. Todos normais.


NÓS
Em cada um de nós há outros e não são poucos.


NOSTALGIA
Ela é sempre de algo que não se sabe o que é.


NOZ
Duas metades: qual a feminina? qual a masculina?


NU
Também a pedra está nua, e o mar.


NUA
Ó não, ela está vestida pelas minhas mãos!


NUDEZ
Quem ama despe-se e regressa à nudez da infância.


NUNCA
Nunca digas nunca: há sempre uma gota que vai cair.


NUVEM
Nem todos veem o cavalo que na nuvem vai montado.


SE OS MEUS AMIGOS QUISEREM OUTRA PALAVRA, DIGAM. TÊ-LA-ÃO.


Casimiro de Brito


0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP