Vanessa Lorena Anastácio & José de Sousa Miguel Lopes - Um povo da palavra: inscrições poéticas e ressonâncias na educação escolar indígena Xakriabá
O modelo de educação escolar indígena que surge no Brasil a partir da Constituição de 1988 e
da ampla discussão em âmbito nacional sobre a educação em territórios autóctones, permitiu
às escolas indígenas se afirmarem como interculturais, específicas, bilíngues e diferenciadas.
Atualmente, diferente de outros momentos históricos, os povos indígenas vêm requisitando
a educação escolar em todos os níveis, pois enxergam nela um importante instrumento de
reafirmação de suas identidades e de diálogo com a sociedade nacional. Neste interim, o
projeto de escola diferenciada vai surgir a partir da forma que cada povo indígena interpreta
e dá sentido à escola e às práticas nela inserida. Nas aldeias Xakriabá, em seu desafio de
elaborar e colocar em prática um projeto político-pedagógico inovador em diálogo com os
processos sociais e educativos da comunidade, cria-se na escola, dentre outros mecanismos,
a categoria do professor de cultura. Para ler o texto de Vanessa Lorena Anastácio & José de Sousa Miguel Lopes clique aqui
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