sábado, 19 de setembro de 2020

Vanessa Lorena Anastácio & José de Sousa Miguel Lopes - Um povo da palavra: inscrições poéticas e ressonâncias na educação escolar indígena Xakriabá


O modelo de educação escolar indígena que surge no Brasil a partir da Constituição de 1988 e da ampla discussão em âmbito nacional sobre a educação em territórios autóctones, permitiu às escolas indígenas se afirmarem como interculturais, específicas, bilíngues e diferenciadas. Atualmente, diferente de outros momentos históricos, os povos indígenas vêm requisitando a educação escolar em todos os níveis, pois enxergam nela um importante instrumento de reafirmação de suas identidades e de diálogo com a sociedade nacional. Neste interim, o projeto de escola diferenciada vai surgir a partir da forma que cada povo indígena interpreta e dá sentido à escola e às práticas nela inserida. Nas aldeias Xakriabá, em seu desafio de elaborar e colocar em prática um projeto político-pedagógico inovador em diálogo com os processos sociais e educativos da comunidade, cria-se na escola, dentre outros mecanismos, a categoria do professor de cultura. Para ler o texto de Vanessa Lorena Anastácio & José de Sousa Miguel Lopes clique aqui

 

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