Senna ou o autismo científico (socioemocional)
Se você quer
um exemplo de “autismo científico” leia esta entrevista de Viviane Senna. Ela considera
que a educação vive uma fase de pré-ciência e que é preciso torna-la
científica. Algo assim já ouvi uns 40 anos atrás. Diz na entrevista
que:
“Um estudo da entidade mostrou que qualidades
como a dedicação e o foco têm quase o dobro do impacto no desempenho escolar em
comparação com fatores tradicionalmente mais considerados, como cor, gênero ou
ambiente familiar. Para ela, isso hoje é subestimado por escolas e professores. Ninguém vai aprender se não for responsável, se não ralar.”
Eis a conclusão “científica” a que chegou
Viviane. Os estudantes têm que ser “accountable” por sua aprendizagem. Qual é o
estudo, em que condições metodológicas foi feito, etc., não é dito. Estas
entidades confundem, usualmente, advocacia de ideias com ciência. O que fazem é
“escolher” ou produzir estudos que conferem credibilidade a suas próprias
ideias.
Para ler o texto completo de Luiz Carlos de
Freitas clique aqui
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