segunda-feira, 1 de julho de 2013

NOVAS FERRAMENTAS DO MARKETING: Pesca na banheira

Na semana passada, você comprou uma passagem de avião para Montreal. Após verificar as tarifas no site da companhia aérea, você navegou pela internet em busca da melhor oferta e, finalmente, retornou à página original. Para sua grande surpresa, o preço havia subido. Assim, você se viu apressado para reservar o bilhete antes que o valor aumentasse ainda mais.
Você foi enganado.
O site, sem dúvida, se aproveitou de sua primeira visita para registrar o endereço IP1 de seu computador ou, melhor ainda, para inserir um cookie2 em seu navegador. Desse modo, pôde segui-lo na web e identificá-lo como um cliente em potencial: com certeza, você tinha muita vontade de viajar. Quando voltou para procurar a passagem desejada, ele o reconheceu e aumentou o preço para pressioná-lo a concluir a transação.
Usuário da Amazon e do site da Fnac, você se sente como uma criança em uma loja de brinquedos. O melhor de tudo: os títulos recomendados parecem superar suas expectativas. Um vendedor que conhece seus gostos melhor que seus amigos? Difícil resistir. No entanto, esse mecanismo, chamado “filtragem colaborativa”, não é novo.
Para ler o texto completo de Jacques Nantel e Ariane Krol clique aqui

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