sábado, 30 de dezembro de 2023

"Natal em Gaza" - Eva Cruz & "Se eu tiver de morrer" - Refaat Alareer e Farah Siraj


 


Natal em Gaza

 




Mais uns versos a martelo


Merecendo ser a cinzel


Na rude textura da pedra


Bordados na maciez da seda


Ou pintados no papel


Mas a arte não chega a tanto.


Natal dos meninos de Gaza


Sem lar, sem lareira


Sem eira nem beira


No amparo de uma palmeira


Que as bombas deixaram de pé.


Natal! Futuro!


Tudo em escombros


Sem esperança e sem fé.


Legitimados terroristas


Assassinos


Marginais


apoiados por monstros enlouquecidos


Que se dizem normais


Matam crianças a rodos


Entoando as Boas Festas


Glória a Deus nas alturas


Ao som de balas e canhões.


Digo tristemente mea culpa


Por nada poder fazer


De pés e mãos atados


Sem saber como lutar


Mas a nada vou ceder.


Nestes versos tão pobres


Cabe a rima da revolta


A cadência da luta


E a melodia da esperança


Numa vitória da justiça


Em que a paz há-de chegar.



 

Eva Cruz


Refaat Alareer



Se eu tiver de morrer

 

 




Se eu tiver de morrer


tu tens de viver


para contares a minha história


para venderes os meus pertences


e comprares um pedaço de pano


e alguns cordéis


(façam-no de cor branca com uma cauda comprida)


a fim de que uma criança, algures em Gaza


ao virar os olhos para o céu


à espera do seu pai que morreu envolto em chamas —


sem se despedir de ninguém


nem sequer dos seus


nem sequer de si próprio —


veja o papagaio, o papagaio que tu me fizeste


a voar alto no céu


e pense por um momento que vai ali um anjo


que traz o amor de volta


Se eu tiver de morrer


deixem-no trazer a esperança


deixem-no ser uma lenda. 



 

Refaat Alareer




Farah Siraj


If I must die” (“Se eu tiver de morrer”) poema cantado por Farah Siraj que pode escutar clicando aqui


0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP