terça-feira, 5 de dezembro de 2023

"Brahms construtivo" - Sílvio Castro

 



Brahms construtivo

 




Desde logo, com o doce piano de dois iniciais Quartetos


Brahms sofreia o ardor do sentimento desolado,


procurando no mesmo sentimento aquela forma pronta


a fazer da emoção viva razão que a comoção confronta.



 

Ao incontido e desejado impulso de cantar os sonhos


surgidos dos sentimentos e pulsações sentidas,


o canto reparte da emoção contida no só limitar


a voz que sonha para, cantando, outra voz entoar.



 

Brahms canta e dança vinte e uma vezes os mais distantes


impulsos vindos dos outros que dançaram e cantaram


como ele aos sons dos violinos mágicos e ciganos,


agora para ele fontes puras e sem enganos.



 

Dança e canta na procura insone da perfeita forma


que conforma os sonhos de um Requiem alemão


e universal na força das vozes coletivas levantadas


para definir os sentimentos plúrimos implantados.



 

Sentimentalmente aberta à razão que opera a voz


da obra completada, a música se faz ilimitado canto


de beleza, no íntimo do espaço conformado ou no incontido


universo de sons fônicos e afônicos, da partitura ao canto idos.



 

Uma 4ª. Sinfonia é a maior voz para razão e comoção:


por ela corro e canto em 4 movimentos 4 sempre em Allegro.



 

Sílvio Castro


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