sábado, 5 de agosto de 2023

"Testamento" - Ruy Knopfli

 




Testamento

 

 




Se por acaso morrer durante o sono


não quero que te preocupes inutilmente.


Será apenas uma noite sucedendo-se


a outra noite interminavelmente.




Se a doença me tolher na cama


e a morte aí me for buscar,


beija Amor, com a força de quem ama,


estes olhos cansados, no último instante.




Se, pela triste monotonia do entardecer,


me encontrarem estendido e morto,


quero que me venhas ver


e tocar o frio e sangue do corpo.




Se, pelo contrário, morrer na guerra


e ficar perdido no gelo de qualquer Coreia,


quero que saibas, Amor, quero que saibas,


pelo cérebro rebentado, pela seca veia,




pela pólvora e pelas balas entranhadas


na dura carne gelada,


que morri sim, que me não repito,


mas que ecoo inteiro na força do meu grito.



 

 

 

 

Ruy Knopfli



(Poeta moçambicano, 1932-1997)


0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP