terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Navegando pelo cinema

 



 Ato I: reagindo a Lydia Tár... 


A reação a “Tár” é um fenómeno normal e expectável (até mesmo lisonjeador à vitalidade da obra), há uma ideia - a derradeira - em conquistar um moderado para uma das extremidades, como se a ambiguidade fosse apenas um utensílio de proveito para uma das longitudes do que propriamente uma virtude observacional ao panorama aí gerido. Para ler o texto de Hugo Gomes clique aqui






Ato II: Quem tem medo de Lydia Tár?



Todd Field, curioso e discreto cineasta americano [prova disso é o hiato entre a sua segunda longa-metragem, “Little Children”, e esta recente e terceira, “Tár”, de 16 anos] trespassa para além do conceito de “vida privada”, tentando com isso elaborar teses comportamentais acerca das suas personagens e do respectivo encaixe social. Para ler o texto de Hugo Gomes clique aqui







 Balanço Geral e Vencedores da Mostra de Tiradentes 2023



Chegou ao fim a 26 Mostra de Tiradentes, o evento que abre o calendário dos grandes festivais nacionais e promove determinadas tendências da produção independente brasileira. A última edição presencial da Mostra foi em 2020, que contou com a cobertura do Vertentes do Cinema. De lá para cá, por conta da pandemia, todas as edições foram em formato online, sendo que a de 2021 foi cancelada faltando aproximadamente uma semana para todos estarmos juntos, celebrando o cinema brasileiro. Foi bonito notar que apesar de todas as chagas que a pandemia deixou, a Mostra de Tiradentes seguiu com o mesmo espírito coletivo de sempre, fortalecendo amizades, criando laços e unindo todos no Cine-Tenda, no Centro Cultural Yves Alves e na Praça. Para ler o texto de Vitor Velloso clique aqui


0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP