quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Navegando pelo cinema

 



Filme desconcertante, considerado uma obra-prima do século 21


Mesclar num único filme suspense, drama e, de lambuja, uma medida providencial de humor não é para qualquer um. E Juan José Campanella faz isso muito bem. A categoria de Melhor Filme monopolizava todas as atenções no Oscar 2010, numa disputa acirrada entre “Avatar”, de James Cameron, e “Guerra ao Terror”, de Kathryn Bigelow — a história da captura de Osama bin Laden no Afeganistão levou a melhor, bem como a própria Kathryn Bigelow sobre o ex-marido James Cameron ao ganhar o prêmio de Melhor Diretor. O que importava mesmo era a decisão da Academia acerca do destino da estatueta de Melhor Filme Estrangeiro. O belíssimo “A Fita Branca”, de Michael Haneke, que já vencera o Festival de Cannes, era mais que favorito: era aclamado. O argentino “O Segredo dos Seus Olhos”, que parecia passar ao largo, dada a campanha de divulgação muito mais sóbria, surpreendeu o júri. Foi o segundo filme daquele país a alcançar o olimpo do cinema, 25 anos depois da proeza de “A História Oficial”, de Luis Puenzo. Para ler o texto de Giancarlo Galdino clique aqui





Cabra marcado para morrer 


Em 1964, Eduardo Coutinho inicia um filme de ficção, em que camponeses reencenam o drama de João Pedro Teixeira, líder camponês paraibano assassinado dois anos antes. A ditadura interrompe as filmagens e a família de João Pedro se dispersa. Dezessete anos depois, o documentarista encontra as pistas da viúva, Elizabeth Teixeira, e retoma a história. Para ler o texto de Neusa Barbosa clique aqui





Festival de Cinema de Londres de 2021: as 10 escolhas principais de Peter Bradshaw 


Tilda Swinton em "Memoria", o memorial de Kenneth Branagh a "Belfast" e o terror dos anos 60 de Edgar Wright: o principal crítico de cinema do Guardian escolhe seus filmes imperdíveis no festival deste ano. Para ler o texto de Peter Bradshaw clique aqui

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