Adolescentes e celulares, um desafio aos pais: "É preciso proibi-los aos menores de 14 anos"
As crianças não têm os instrumentos cognitivos para gerir as tecnologias. E a experiência na realidade que decorre disso impede o seu crescimento. A última provocação do psicoterapeuta do desenvolvimento Alberto Pellai é a de proibir o celular em casa até o nono ano do Ensino Fundamental. Eis o porquê: não atende às suas necessidades; reduz a probabilidade de sucesso escolar; interfere no desenvolvimento da mente em idade evolutiva; tem um impacto sobre a saúde; cria ansiedade e dependência; gera deseducação sexual e interfere no sono; influi nas reações emocionais e nas relações com os outros. Para ler o texto clique aqui
O medo de viver dos nossos filhos se cura na escola
“O medo de viver é o desconforto mais secreto dos nossos filhos: viver o encontro com o aberto não como um oxigênio necessário, mas como um fator de angústia e de desestabilização. Portanto, a Escola deve permanecer aberta especialmente para aqueles que se revelaram mais frágeis e assustados. É uma de suas funções culturais e civis mais importantes: salvaguardar a inclusão. Esta é outra possível declinação do seu ser aberta. Ser inclusiva não significa desanimar ou não reconhecer o mérito, mas ser garantia para aqueles que caem ou que correm mais devagar”, escreve Massimo Recalcati, psicanalista italiano e professor das Universidades de Pavia e de Verona. Para ler seu texto clique aqui
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