sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Radio Mundial Garden: mais de trinta mil estações cadastradas

 



Uma ferramenta digital que nos permite navegar nas estações de rádio do mundo é perfeita para a liberação do bloqueio. Para ler o Editorial do prestigiado jornal “The Guardian” e publicado no dia 24/02/2021 clique aqui





A Radio Mundial Garden é um projeto holandês de pesquisa radiofônica e digital, sem fins lucrativos, desenvolvido de 2013 a 2016, pelo Netherlands Institute for Sound and Vision, pelo Transnational Radio Knowledge Platform e outras 5 universidades europeias. Ganhou popularidade e já superou a marca de trinta mil estações cadastradas.

A interface do site é tridimensional de geolocalização, onde se navega através de uma representação do globo terrestre, escutando transmissões de estações de rádio locais, remetendo de certo modo, à tecnologia das rádios de ondas curtas, de longas distâncias, mas neste caso, o meio de propagação da edição radiofônica é por pacotes de dados (streaming). A página inicial, intitulada Live, o utilizador pode explorar no mundo, em tempo real, o que estão transmitindo as rádios locais. Para isso, basta rodar o globo terrestre. Traz ainda informações do país onde está a ser transmitido o sinal, qual a rádio e outras informações relevantes. O sistema pode ser navegado simplesmente arrastando o mouse sobre a tela. À medida que isso acontece, as rádios dos locais centralizados são sintonizadas. Elas são indicadas por pontos verdes georreferenciados, dispostos na imagem de satélite.

Dentro da Radio Mundial Garden, as rádios são dispostas através de geolocalização e agrupadas por cidades. Segundo sites especializados, o design é formado por esferas esverdeadas sobrepostas ao mapa, que aumentam de tamanho conforme a quantidade de emissoras da região. É responsivo, clean e foi desenvolvido pelas companhias alemãs Studio Puckey e Studio Moniker em parceria com o holandês Institute for Sound and Vision. Estão disponíveis rádios em locais como AlepoHavanaSri-LankaLondresCoreia do NorteSão Paulo, além de Nova IorqueLisboaMoscou, etc.

Para acessar a Radio Mundial Garden clique aqui


0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP