Navegando pelo Cinema
Fellini por Scorsese
Depois de críticas a filmes como os de super-heróis da Marvel ou ao uso de aparelhos celulares para se assistir a obras cinematográficas, Martin Scorsese apresenta agora, em seu tributo a Fellini no artigo Il Maestro, publicado recentemente na Harper’s Magazine, críticas a respeito do conteúdo e da forma do cinema contemporâneo, ou, em sua visão, a falta de um conteúdo verdadeiro, substancial, artístico – o que implica, por si só em questões e desenvolvimentos no âmbito formal. Para ler o texto de Gustavo Torrecilha clique aqui
Casos de Woody
Allen e Michael Jackson ilustram a proliferação de trabalhos que investigam
crimes reais e personagens famosos, uma fórmula que muitos veem como
perigosamente desgastada. Perguntamos a especialistas se é possível contar uma
história na qual só há acusação, sem defesa. Para ler o texto de Paloma Randa
clique aqui
Um estranho (negro) no ninho
Em M8, de Jeferson De, estudante de medicina se dá conta: negros como ele, no curso, são apenas os cadáveres usados para dissecação. Entre seu drama pessoal e o sumiço de jovens na periferia, a dimensão do fantástico e do racismo estrutural. Para ler o texto de José Geraldo Couto clique aqui
A esquerda sempre é queimada por representações genéricas de militantes radicais em Hollywood. Portanto, é uma surpresa bem-vinda quando o cinema mainstream resolve fazer justiça à história dos revolucionários, como no novo filme sobre Fred Hampton e os Panteras Negras. Para ler o texto de Chip Gibbons clique aqui
Belo Antônio (Mauro Bolognini, 1960)
Lindo drama de Bolognini (com roteiro de Pasolini!) em que Marcello Mastroianni faz um rapaz tão lindo quanto impotente. Claudia Cardinale, a mulher mais bonita do mundo, faz sua noiva. Para assistir ao filme (1:38:29) clique no vídeo aqui
0 comentários:
Postar um comentário