terça-feira, 18 de agosto de 2020

Erich Fromm e a renda anual garantida

Erich Fromm e a renda anual garantida - Instituto Humanitas ...

Se Van Parijs disse que a renda básica visa garantir a liberdade real, já na proposta de Fromm o fundamento da “renda anual garantida” é ampliar o campo pessoal da liberdade e assegurar a independência real. Em sentido estrito, liberdade e independência são princípios fundamentais para o pleno desenvolvimento do ser humano, uma vez que permite afastar o indivíduo dos poderes externos que o sujeitam e o determinam”, escreve Damián Pachón Soto. 
Para ler seu texto clique aqui


O novo velho continente e suas contradições: O fascismo ameaça a democracia na Europa 

 

O que alimenta e une esses partidos é o ódio. Ó ódio aos estrangeiros, aos imigrantes, aos ciganos, aos negros, aos árabes e aos comunistas. Junte-se a isto o antissemitismo, o autoritarismo, a misoginia, a homofobia, a eurofobia e o total desprezo pela democracia. E está pronta a receita do atual nazifascismo. Ele está presente em quase todos os países da Europa. 

Para ler o texto de Celso Japiassu clique aqui


Os BRICS face à pandemia: que futuros virão?


O que sabemos até agora é que em todos os lugares em que aparece, o vírus SARS-CoV-2 se embrenha e viaja por todas as brechas conhecidas e ocultas da sociedade, que as respostas de governos são moldadas pela política já existente, mas com frequência assumem uma forma mais extrema, e que as condições de medo e isolamento fazem com que mobilizações democráticas fiquem extremamente difíceis. Se por um lado esses pontos são verdadeiros em todos os países, há também alguma lógica em observar os cinco membros do BRICS juntos. 
Para ler o texto de Alf Gunvald Nilson e Karl Von Holdt clique aqui


 Eleição e protestos em Belarus reforçam desafios às relações com a Rússia

lukashenko putin kremlin ru

A eleição presidencial de 2020 e seus desdobramentos em Belarus têm atraído grande atenção internacional. O contexto eleitoral foi marcado por alta tensão entre o presidente Aleksandr Lukashenko e seus opositores, a qual se desdobrou em grandes protestos que desafiam o regime governante. O processo eleitoral de 2020 e seus desdobramentos também trazem importantes desafios para as tradicionalmente próximas relações entre Belarus e Rússia. 
Para ler o texto de Gustavo Oliveira clique aqui


Estadunidenses já consideram derrota de Trump a tarefa mais urgente da história do país


Para derrotar o regime atual, depende-se de uma frente popular com todas os tipos de expressões recentes, como o maior movimento de protesto social na história dos EUA, Black Lives Matter. 
Para ler o texto de David Brooks clique aqui


A África extravagante de Beyoncé 

(Reprodução)

Entre o desfile de escola de samba pop e o videoclipe de longa metragem, ''Black is King'' conclama os negros a se reconhecerem como reis. 
Para ler o texto de Carlos Alberto Mattos clique aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP