domingo, 30 de agosto de 2020

As raízes metafísicas da extrema direita: uma conversa com B. Teitelbaum


Em conversas habituais, é comum utilizar a palavra tradicionalista para descrever um indivíduo preocupado com as mudanças de comportamento social de sua comunidade. Alguém apegado a modos do passado e temeroso de uma sociedade que, num curtíssimo espaço de tempo, parece ter abandonado o que seria a sua essência. Mas há um outro Tradicionalismo, que vai muito além do comportamento social. O uso da letra maiúscula na palavra não é em vão. Trata-se de uma doutrina filosófica que atribui um sentido muito particular à existência humana e à natureza do tempo. Essa filosofia está presente nos círculos da extrema direita global, do qual o Brasil, junto com Estados Unidos, Rússia, Hungria, dentre outros, hoje faz parte. Em seu livro, "War for Eternity: Inside Bannon's Far-Right Circle of Global Power Brokers", publicado abril deste ano, Benjamin Teitelbaum, professor assistente de etnomusicologia e relações exteriores na Universidade de Colorado em Boulder, traça a influência do Tradicionalismo na política contemporânea, precisamente sobre algumas das figuras que são chave para compreender a extrema direita no mundo. 
Para ler sua entrevista clique aqui



Eduardo Galeano, Vagamundo - o filme

 

Na opinião deste crítico de passagem, que não é um crítico por excelência, é preciso ver o filme! Talvez até se emocionar com alguns momentos, que não nos dizem tudo, mas dizem algo sobre Eduardo Galeano (eu me emocionei!). É provável que nos últimos anos, de sua breve vida, queria deixar algo que pudesse marcar sua passagem no tempo, como algo que fez sem ser um certo tipo de vingador ou ajustador de contas. Um pacifista? Sim! E porque não? Tudo fez com extrema simplicidade, e até seus textos, pouco classificáveis, tenham deixado isto à vista. Mas, quem de fato foi Galeano? Ninguém o saberá por inteiro, já que não somos inteiros para sempre. Galeano deu entrevistas, muitas, e nelas podemos ver a pacificação do homem com o seu tempo, mas também vemos o homem que combatia, com palavras, a pequenez da vida social e a enorme vontade de refugiar-se em si mesmo, ou ao menos, no mundo que viu e, serenamente, já sem ser o refugiado político, nos contou. 
Para ler o texto de João Franco clique aqui


Pandemia deixa sem tango as noites de Buenos Aires

Casal ensaia em sua casa de Buenos Aires para o Campeonato Mundial de Tango 2020.

Setor, que movimenta cerca de 10,8 bilhões de reais por ano, enfrenta situação crítica após cinco meses com os salões de baile vazios. Somente na capital argentina são mais de 200 milongas que fecharam ao mesmo tempo. Campeonato mundial será virtual em 2020. 
Para ler o texto de Mar Centenera clique aqui



0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP