Navegando pelo cinema
"Brasileiros" da África abrem mostra Aída Marques
Aída Marques devia se chamar Aídas. Ela é múltipla: professora, pesquisadora, curadora, produtora, cineasta, escritora e artista plástica. Todas essas aptidões estão, de alguma forma, à mostra na "Ocupação Aída Marques", em cartaz no Estação Net Rio. No último dia 23 ela abriu a exposição "E Foram Felizes para Sempre…", composta de intervenções artísticas em fotografias de casamentos tradicionais dos anos 1950. Nesta segunda-feira, 5/2, o cinema inicia uma mostra com 11 documentários de sua lavra sobre assuntos que vão do Benin a Nelson Pereira dos Santos, de heroínas trágicas a Abdias Nascimento. Para ler o texto de Carlos Alberto Mattos clique aqui
"The Killer": o mau da fita
Filme estranho e desbragado, "The Killer" ("O Assassino", 2023) serve para os walshianos organizarem uma crítica epistolar que percorre a obra do realizador norte-americano de modo a entender de que forma este novo filme ilumina e torpedeia as próprias fundações dessa máquina-cinema chamada David Fincher. Para ler o texto completo clique aqui
"Priscilla"
Priscilla leva uma vida de muitos confortos materiais: sua residência é uma mansão de estilo colonial em Memphis, no estado norte-americano de Tennessee; sua graduação no ensino médio foi recompensada com um carro novo; suas viagens aéreas são sempre na primeira classe e seu guarda-roupas conta com uma quantidade de vestidos e sapatos que lhe permitiria passar meses sem repetir o figurino. Mas ela é também uma jovem solitária que não tem muita certeza de seu lugar no mundo além daquele definido por suas relações pessoais, o que a torna melancólica como o filme que a cerca. Ela é, em outras palavras, uma protagonista de Sofia Coppola. Para ler o texto de Pablo Villaça clique aqui
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