domingo, 8 de outubro de 2023

Navegando pelo cinema

 





"Império da Luz": a beleza das coisas escondidas




Depois dos prémios arrecadados com o filme sobre a primeira guerra mundial, “1917” (e que incluíram três estatuetas douradas), Sam Mendes ("007:Skyfall, Revolutionary Road") regressa para contar mais uma história, “Empire of Light ("Império da Luz", 2022), desta vez despida dos efeitos visuais, e marcadamente preenchida de subtextos. Para ler o texto de Maria Inês Gomes clique aqui




O Diabo na Rua no Meio do Redemunho
O Mensageiro



Festival do Rio 2023: "O Diabo na Rua no Meio do Redemunho" & "O Mensageiro"




Quando escrevi sobre a montagem teatral de "Grande Sertão: Veredas" por Bia Lessa, em 2018 (leia aqui), eu já destacava “a fidelidade à contação deslinhavada de Guimarães Rosa, com avanços e recuos no tempo segundo o jorro de pensamentos e memórias do jagunço Riobaldo. Isso produz cortes e retomadas próximas à montagem cinematográfica, impressão reforçada pela aplicação da trilha sonora”. Essa vocação para o cinema se concretiza agora com "O Diabo na Rua no Meio do Redemunho". Para ler o texto de Carlos Alberto Mattos clique aqui

Em "O Mensageiro", Lúcia Murat volta uma vez mais à fonte de sua usina criativa: a ditadura civil-militar que a prendeu e torturou. Dessa vez, porém, ela altera o ponto de vista habitual das mulheres que sofreram nas mãos dos ogros de verde-oliva. Seu personagem central aqui é um jovem soldado em crise de consciência perante a barbárie dos seus pares. Para ler o texto de Carlos Alberto Mattos clique aqui








"Bem-Vindos a Bordo"




Jamais poderia imaginar que um filme sobre uma aeromoça pudesse me causar tanta identificação. Ao narrar a rotina de trabalho de Cassandre, interpretada pela talentosa Adèle Exarchopoulos, “Bem-vindos a Bordo” consegue realizar um brilhante estudo de personagem enquanto entrega um retrato imensamente atual sobre os novos comportamentos da sociedade, sobre a vida dos Millennials e as consequências de se fazer parte de um grupo que viveu todos os tipos de transformações. Para ler o texto de Fernando Labanca clique aqui

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