quinta-feira, 11 de agosto de 2022

"In Extremis" - Ildásio Tavares

 




In Extremis

 

 

 



Quando eu morrer e reverter ao chão,


     não profiram discursos nem louvores:


     se acaso tive glória ou tive amores,


     não sepultem o passado em meu caixão.


Não quero missa, prece ou oração;


    nem sufoquem meu corpo sob flores;


     não levem ao cemitério pranto ou dores,


     quer seja de saudade ou de paixão.


Recitem versos, cantem melodia-


     não fui senão poeta em minha vida,


     girando dentro de mim qual caracol.


Terei mais luz no derradeiro dia


     um cruel esplendor na despedida:


     poesia enchendo o tumulo de sol.






Ildásio Tavares

 

 



Brasil (Gongogi) 1940, (Salvador) 2010


0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP