Navegando pelo cinema
Marte Um: A esperança que se recusa a morrer
Um jovem periférico que sonha em ser astrofísico e visitar o planeta vermelho – e os perrengues e afetos de sua família, sob o inferno bolsonarista. Filme de Gabriel Martins, cineasta da geração de Contagem (MG), é carta de amor ao povo brasileiro. Para ler o texto de Ivanildo Pereira clique aqui
Entre os muros do cancelamento
Karim D. é um jovem escritor em ascensão na França. Seu primeiro livro, baseado na história da imigração de sua mãe argelina, está sendo festejado na mídia. O mundo literário está a seus pés. Eis que de repente revela-se que Karim, sob o pseudônimo de Arthur Rambo, era também o autor de uma série de tuítes de ódio contra judeus, gays, negros, mulheres, pessoas gordas, bem como de apologia ao terrorismo. A notícia se espalha como um rastilho de pólvora. Em poucas horas, Karim passa de celebridade a um pária social. Para ler o texto de Carlos Alberto Mattos clique aqui
"Laços"
Sabemos que um dos principais alicerces do cinema dito clássico, no que diz respeito à relação entre o espectador e o filme, é a identificação. Com isso queremos dizer que, dado o cumprimento de uma série de pré-requisitos — o filme ser tecnicamente bem acabado a fim de proporcionar um efeito ilusionista; a trama do filme ser suficientemente plausível —, o espectador do cinema se projeta no interior daquele espaço diegético, vivendo o drama de determinada personagem como se ele fosse o seu. Para ler o texto de Pedro Mesquita clique aqui
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