segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Navegando pelo cinema

 






"Memoria": o conforto do desconhecido





Os olhos ainda estão a habituar-se à escassa luz que atravessa as cortinas de um quarto e que deixam antever um novo dia lá fora, e à figura deitada na cama e a forma como a sua respiração alterna com um silêncio tranquilo quando – thud – um barulho curto e pesado, como uma pancada ou uma explosão (um tiro?), nos deixa de sobressalto, como se tivéssemos sido apanhados num filme de terror. A figura, primeiro uma sombra escura que aos poucos ganha vida na interpretação de Tilda Swinton, procura encontrar a origem do tal ruído, sem sucesso. A segunda cena do filme decorre num parque de estacionamento, e à medida que a câmara avança lentamente, sucessivos alarmes dos carros começam a disparar, como se estivesse ali uma qualquer presença disruptiva, mas o único testemunho daquele acontecimento é a câmara (ou seja, o espectador). Estes elementos de um mistério por resolver que "Memoria" (Memória, 2021) vai apresentando evocam um certo cinema de Lynch e Haneke, pela forma como estes conseguem inquietar pela possibilidade da existência de algo imaterial nas margens, que perturba a realidade. Para ler o texto de João Araújo clique aqui







Entrevista com Alex Moussa Sawadogo, Delegado Geral da FESPACO




"O que escolhemos para o público não é neutro". Relembrando um mês depois do festival, Alex Moussa Sawadogo faz uma avaliação sincera da edição de 2021 da Fespaco. Para ler sua entrevista clique aqui








Charles Chaplin: "Carlitos no Armazém"




Para assistir ao filme integral (28:46) "Carlitos no Armazém" com Charles Chaplin clique no vídeo aqui


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