Como a tecnologia literalmente muda nossos cérebros
Em 1964, o filósofo canadense Marshall
McLuhan publicou sua obra Entendendo a mídia: as extensões do homem. Nele,
ele escreve: “No longo prazo, o conteúdo de um meio é menos importante que o
próprio meio, influenciando a maneira como pensamos e agimos”. Ou, de
forma mais simples: "A mídia trabalha sua mágica ou malícia no próprio
sistema nervoso". Essa ideia de que as tecnologias de mídia em que
confiamos nos remodelam em um nível cognitivo fundamental está no centro do
livro de Nicholas Carr, 2010, de Shallows: O que a Internet está fazendo em nossos
cérebros. Um mundo definido pelas tradições orais é mais
social, não estruturado e multissensorial; um mundo definido pela palavra
escrita é mais individualista, disciplinado e hipervisual. Um mundo
definido por mensagens de texto, rolagem e feedback social é viciado em
estímulos, constantemente formando e afirmando expressões de identidade,
acostumadas a ondas de informações.
Para
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