domingo, 26 de julho de 2020

Joice Berth: 'Estamos em um período de temores'

Medo, Medo e Fobia | Psicólogo em São Paulo

Arquiteta, urbanista, escritora e feminista, Joice Berth fala sobre como o medo está ligado às estruturas hegemônicas, machistas e racistas no pais. Um sentimento que divide realidades nas cidades brasileiras. 
Para ler sua entrevista clique aqui



Medo de tudo

Desde que o coronavírus surgiu, Maria Marques, 45, vive com medo. “Tenho medo até de abrir a porta de casa”, diz a pernambucana, que mora com a mãe em Perus, periferia de São Paulo. Afinal, a doença apareceu na TV há alguns meses, ganhou a cidade e logo alcançou seu círculo íntimo. “Perdi amigas jovens, que de repente foram pro hospital e morreram”, diz. “Antes eu dormia mal. Agora não durmo mesmo.” Acostumada a acordar às 5h30 para trabalhar como babá, ela sente falta da rotina, das crianças: teme pela vida delas — e pela sua. “Agora vivo trancada em casa, morrendo de medo.” 
Para ler o texto de Wllian Vieira clique aqui

Cancelamento de CNH por Dívida: Verdade ou Mentira?

Christian Dunker: "Quem tem medo do cancelamento?" 

A prática destrói reputações e cria mecanismos de extorsão social que provocam cada vez mais medo e hesitação, reduzindo a participação ativa em diálogos e debates, escreve o psicanalista Christian Dunker. 
Para ler seu texto clique aqui


Imagem da listagem de bloco de notas

Produções que tratam do tema medo

O medo seca a boca, molha as mãos e mutila. O medo de saber nos condena à ignorância; o medo de fazer nos reduz à impotência.”
Trecho de “O Livro dos Abraços” (1989), de Eduardo Galeano.
Para ler as produções que tratam do tema medo clique aqui



0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP