sexta-feira, 12 de junho de 2020

Luz, trevas e os demônios de Bergman


O inescapável "A hora do lobo" está em cartaz no Sesc Digital. Um casal em uma ilha deserta, um pintor que começa a ver figuras, a esposa tentando arrancá-lo da loucura. No rosto de Liv Ullmann, em plano fechado, síntese da obra do cineasta sueco. 
Para ler o texto de José Geraldo Couto clique aqui


Memória popular para evitar o desterro coletivo

No filme "Narradores de Javé" (2004), de Eliane Caffé, povoado será engolido por uma represa. A salvação poderia ser a história de seu povo, que redescobre o sentido de pertencimento. Esquecem que governos só se atém a “história dos vencedores”… 
Para ler o texto de Matheus de Almeida clique aqui



Bacurau e Recife Frio: da neve ao caos

"Bacurau" e "Recife Frio" foram concebidos na mesma época e a partir de uma ideia-chave semelhante: alterações provocadas por fenômenos externos às sociedades, mas com sinal trocado. 
Para ler o texto de Jan Cenek clique aqui

Taama taama ani N'Fa Douwa, Vanessa Fernandes 2011

Cinemas Pós-Coloniais e Periféricos 

Como investigadores da história do cinema, entendemos a necessidade de estudos sobre o que está a ser produzido numa certa margem do cinema contemporâneo, questionando inclusive a própria ideia de produção periférica ou marginal, uma vez que grande parte dos filmes que aqui trazemos consolida, em torno dos próprios filmes e de seus realizadores, novos “centros” de ativação cultural, deslocando as velhas (novas) relações entre centro-periferia.
Para ler o texto de Michelle Sales clique aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP