França - Para o início do ano académico de 2020, as universidades e os laboratórios de investigação precisam de mais recursos e recrutamento do que nunca
Desde 16 de Março, o encerramento de universidades e laboratórios perturbou consideravelmente as atividades do ensino superior e da investigação. Embora o pessoal tenha continuado a desempenhar a sua missão de serviço público, o encerramento funcionou como um indicador de desigualdades e precariedade: as dos estudantes e, na linha da frente, dos estudantes bolsistas e dos estudantes estrangeiros, mas também as dos doutorandos e professores temporários que dirigem os cursos oferecidos na universidade em condições de trabalho que estão no limite da legalidade.
Para ler o texto completo clique aqui
Espanha - A encruzilhada da Universidade no pós-Covid
Nesta profunda crise de saúde e econômica, o enfoque político, social e mediático parece ter esquecido um dos setores essenciais do país: a educação. O Governo deu atenção, e bem, aos serviços de saúde, e agora também à indústria, ao comércio e à hotelaria. Mas parece ter-se esquecido que as crianças e muitos dos jovens deste país estão no ensino, primário, secundário e universitário, e que se encontram num limbo de confinamento virtual em que a incerteza e o desamparo são a única constante.
Para ler o texto de Isabelle Marc e Juan Varela Portas clique aqui
0 comentários:
Postar um comentário