A atividade curricular e pedagógica dos professores como fonte de tensões e dilemas profissionais: contributo para uma interpelação sobre a profissão docente
As tensões e dilemas dos professores são o objeto de reflexão que está na origem da
análise de dezesseis projetos de investigação, produzidos em Portugal, pelos quais
se pretendeu fazer relação com a atividade curricular e pedagógica que aqueles
protagonizam. Com base no trabalho realizado, concluiu-se que essa atividade nem
sempre é objeto de interpelação explícita ou entendida como um fator relevante
nos estudos que circunscrevem a atividade docente à discussão sobre o perfil dos
professores e a resiliência profissional. Noutro sentido, aquela atividade assume outra
importância nos estudos que propõem uma abordagem sistémica da profissão, ainda
que neste âmbito a tensão entre a dimensão relacional e a dimensão curricular e
pedagógica, entendida como uma tensão estruturante da reflexão sobre a natureza
e as finalidades do trabalho docente, seja objeto de leituras que se produzam com
base em diferentes pressupostos e com implicações distintas quanto ao modo de
conceber esse trabalho.
Para ler o texto completo de Ariana Cosme e Rui Andrade Trindade clique aqui
0 comentários:
Postar um comentário