Cinema na escola: para quê?
Em 2014, foi aprovada a lei nº 13.006 que obriga a exibição de filmes de produção nacional nas escolas de educação básica. Diante dessa nova proposta para a educação, muitos professores, estudantes, gestores e pais de alunos certamente estão se perguntando: cinema para quê? Ao chegar à escola, o cinema pode trazer para toda a comunidade escolar a possibilidade de contato com a sétima arte. Este já seria um bom motivo para que ele adentrasse a escola. Este artigo tem por objetivo tratar sobre como o cinema tem sido pensado para contribuir com a educação e que caminhos estão sendo trilhados por professores, pesquisadores e instâncias governamentais nesse sentido. Para tanto, o texto traz um pouco da história de como surgiu no Brasil o interesse pelo cinema na escola, passando pelas suas diversas abordagens até os dias atuais. A partir da proposta de Jacques Rancière, entrelaçada à hipótese-cinema de Alain Bergala, entende-se que a aprendizagem do cinema se dá por meio de uma comunhão ignorante entre os seus envolvidos nessa experiência. Esse tem sido um tema em destaque nas pesquisas sobre mídias e linguagens relacionadas à educação e se tornou de grande interesse nos últimos anos com a criação de eventos, encontros, cursos e projetos voltados para professores e estudantes que se interessam pelo cinema. A partir das vozes de pesquisadores e estudiosos do assunto, busca-se, ainda, levantar alguns motivos para que o cinema na escola se estabeleça, ganhando ainda mais força com a promulgação dessa lei.
Para ler o texto completo de Mirna Juliana Santos Fonseca clique aqui
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