quarta-feira, 21 de setembro de 2016

"Sobre Pedagogia"

Resultado de imagem para "Sobre Pedagogia"

Sobre Pedagogia

Letícia Massensini*

Segundo o Guia do Estudante ''O licenciado em Pedagogia entende dos princípios e métodos de ensino, da administração de escolas e da condução dos assuntos educacionais. Ele trabalha para garantir e melhorar a qualidade da educação. O profissional tem dois grandes campos de atuação: a administração e o magistério, de modo que pode tanto gerenciar e supervisionar o sistema de ensino quanto orientar os alunos e os professores. Em órgãos do governo, o pedagogo estabelece e fiscaliza a legislação de ensino em todo o país. Em escolas, ele orienta e dirige os professores e verifica o cumprimento dos currículos e das diretrizes educacionais do país. Acompanha e avalia, ainda, o processo de aprendizagem e as aptidões de cada estudante. Além disso, o graduado está habilitado para trabalhar com a inclusão de pessoas com necessidades especiais ou educação a distância.'' Mas, na verdade, o pedagogo pode fazer ainda mais. Mas não é disso que irei tratar hoje...

Pretendo focar o lado mais real da coisa e o que quem está de fora enxerga - de forma distorcida, diga-se de passagem - .

Bom, então vamos ao ponto. Sabemos que quando alguém diz que vai cursar Pedagogia, dificilmente vão elogiar como elogiam alguém que irá fazer Medicina. Apesar de que eu não sei o que seria dos médicos sem professores, sem interação, sem ensinamentos transmitidos, ou seja, sem a Pedagogia.

Geralmente, quem está assistindo de fora, faz comentários maldosos sobre a área e já lançam uma conotação de que é um ramo desqualificado. Já partem pros famosos paradigmas :  '' pedagogia é profissão para mulheres'' '' pedagogia é a mesma coisa que ser babá'' e por aí vai.

Segundo alguns seres monstruosos do governo, a Pedagogia é uma área voltada para mulheres solteiras e que saem de um ensino mal feito (geralmente tendo repetido no ensino médio) e que são pessoas pouco capazes.

Eu queria lançar um questionamento para quem acredita nisto: vocês deixam seus filhos com pessoas que vocês consideram incapacitadas ou vocês simplesmente sabem que nós, pedagogos, somos tão eficientes no que fazemos que vocês até ficam com medo de que criemos seres com pensamentos críticos e que consigam derrubar vocês do poder ?

Para quem não tem um cargo no poder, mas que também possui pensamentos arcaicos... vocês acham que crianças não possuem capacidade de ter senso ? Acham que a Educação Infantil não interfere posteriormente ?

Pois eu digo pra vocês, o ensino básico traz para estas crianças a possibilidade de se desenvolverem melhor quando recebem algo de qualidade. O Pedagogo é capacitado para isto. Assim como em toda profissão, existem profissionais ruins e que fizeram o curso apenas por fazer. Mas aqui estou me referindo aos pedagogos de verdade, me refiro a quem estuda, a quem busca, a quem exerce e exerce bem.

O magistério sempre foi visto como algo relacionado a dom, algo afetivo, algo de doação. Mas já digo que nossa profissão merece e deve ser valorizada. Não é fácil se sentir motivado com um trabalho frustrante e que te oferece pouco retorno, tanto financeiramente quanto socialmente. Não somos simplesmente ''tias'', não estamos ali apenas para oferecer nosso lado afetivo. Claro que o ensinar envolve o cuidar, porém estamos formando futuros cidadãos que serão ensinados a exercerem uma outra profissão e que, se bem encaminhados na infância, mais chance de sucesso terão.


Ainda pretendo escrever mais sobre essa profissão tão maravilhosa, mas tão ingrata. Trarei informações sobre como é o curso, qual o perfil de quem cursa, como é atuar na área, história do curso e o que mais vier na mente.
Antes de finalizar quero lembrar de uma coisa. É clichê, mas é real. O nosso futuro está nas mãos das crianças e as crianças estão nas mãos dos familiares, dos cuidadores, da rua e dos educadores. Elas não são seres em formação, isto todos nós somos. As crianças não são vasos vazios para depósito, a pedagogia não é uma profissão para desesperados e nós não somos ''tias'' e nem carentes.  As crianças pensam tanto quanto os adultos (e olha que nem sempre os adultos parecem pensar).
Na realidade, as crianças são seres com um potencial extraordinário. Elas são curiosas, corajosas, cheias de personalidade e, principalmente, de opinião. A pedagogia real vem para construir pontes para que estas crianças possam caminhar, criar. Não devemos padronizar a infância, não devemos moldar e nem cortar a oportunidade que elas tem de mudarem a realidade.

A pedagogia é uma profissão para quem enxerga além de uma sociedade que tem medo de sair da zona de conforto, é uma profissão pra quem tem coragem de encarar pessoas que nos enxergam como menos importantes.

Por fim, é uma profissão pra quem não tem medo de pequenas pessoas que sabem se posicionar, é uma profissão pra quem quer participar do começo da vida escolar daqueles que sairão marcados pelo ensino infantil (e isso repercute na vida adulta, podem ter certeza). É uma profissão pra quem quer fazer com que centenas de outras pessoas possam ter a chance de presenciarem um ensino que os instrua a pensarem por si só e não a apenas pensar o que já foi pensado, ou melhor, o que querem que pensemos.

PARA NOS CONTATAR MANDE UM EMAIL PARA: argumantra@gmail.com
*Minha aluna no 2º período do Curso de Pedagogia – 2º semestre 2016

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP