Globalização, multiculturalismo e currículo
Este texto tem como objetivo discutir as repercussões no campo educacional, sobretudo no campo do currículo, do processo de globalização. Se, por um lado, esse processo tem mostrado a necessidade de se compartilhar valores relativos à preservação e à qualidade de vida do e no planeta, por outro, implica também a intensificação do processo de homogeneização cultural. É inegável que a reação a essa homogeneização, imposta pelos grupos detentores do poder, intensifica, de forma crescente, a articulação de diferentes movimentos de afirmação do direito à diferença e o fortaleciemnto de grupos marginalizados social e culturalmente. Este quadro delineia para a educação múltiplos desafios, pois a grande complexidade das questões dessa área revela-se, concretamente, quando determinadas posições e práticas escolares - voltadas para a preservação de valores universais ou para a defesa do direito à diferença - apresentam resultados opostos ao esperado. Desta forma, o que se pretende neste artigo é polemizar em torno de algumas questões relacionadas à problemática da identidade e da diferença cultural, na tentativa de contribuir para a ampliação do panorama, a partir do qual propostas curriculares são discutidas.
Para ler o artigo completo de Lucíola Paixão Castro Santos e José de Sousa Miguel Lopes clique aqui
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