Vencedor da Palma de Ouro em Cannes, “Anora” é uma beleza de filme
“Love is a hustle”, diz o slogan de “Anora” (2024), vencedor da última Palma de Ouro no Festival de Cannes. Seja qual for o contexto, o amor é mesmo uma peleja, e é bem verdade que o novo filme de Sean Baker, cineasta sempre tão interessado nas vicissitudes do norte-americano marginalizado, versa mais sobre a labuta do que sobre aquilo que nos habituamos a chamar de amor. Para ler o texto de Leandro Luz clique aqui
Críticas a "Anora", de Sean Baker
Vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes deste ano, "Anora", de Sean Baker, marca o regresso do cineasta americano às franjas da sociedade – neste caso através de um encontro improvável entre o topo e a base da pirâmide. Depois de estreia exclusiva no Tribeca Festival Lisboa, está agora com distribuição comercial em todo o país. Amplamente aclamado por crítica e público, promete dar muito que falar na award season. Para ler as críticas dos tribunos que já o viram clique aqui
Reconstituição de época do filme de Walter Salles é tão perfeita que a própria ditadura parece se desprender da tela
"Rubens Paiva sonhava com um Brasil melhor e mais justo. Eunice Paiva é a expressão da excelência humana em época de grandes crises. Sua família amorosa ainda está aqui e, na verdade, é por causa desse tipo de gente que ainda estamos aqui, com inspiração para melhorar, enxugando as lágrimas, voltando a sorrir, pois o obscurantismo jamais matará o afeto e a esperança." Para ler o texto de Fernando Gabeira clique aqui
“Um país sem memória é um país sem presente e sem futuro”, diz Walter Salles ao lançar o filme “Ainda estou aqui” em Biarritz
O cineasta brasileiro Walter Salles é um dos destaques da programação do Festival de Cinema de Biarritz que reúne, até a próxima sexta-feira (27), dezenas de produções latino-americanas. A RFI conversou com o diretor na manhã deste domingo (22), após a estreia na França do filme “Ainda estou aqui”, exibido na cerimônia de abertura do evento, na noite de sábado (21). Nesta entrevista, ele fala sobre memória nacional, conta passagens da sua própria vida e destaca a importância do cinema para o avanço da sociedade. Para ler sua entrevista clique aqui
Trump, o aprendizado de um “matador”
Duas coisas me intrigam a respeito de "O Aprendiz" ("The Apprentice"), a pseudobiografia dos anos de ascensão de Donald Trump no mercado imobiliário, desde quando ele ainda podia ser chamado de Donnie Boy. Para ler o texto de Carlos Alberto Mattos clique aqui João Lanari Bo: Quatro horas que abalaram o mundo
Léa Maria Aarão Reis: O mundo em um quarto de dormir
Carla Castanho: Assista ao trailer do filme “Brazyl – Uma Ópera Tragicrônica”, crítica da resistência cultural contra o fascismo na era Bolsonaro
Renan Guerra: Pedro Freire fala sobre seu filme “Malu”, premiado como Melhor Filme no Festival do Rio
Olivier Barlet: "Geração Cabeça de Coco", de Alain Kassanda
Alan Alves - "A Substância" de Coralie Fargeat: A Idealização, a Monstruosidade e o Terror da Cultura Masculina
0 comentários:
Postar um comentário