quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Navegando pelo cinema

 





“‘Ainda Estou Aqui’ fala da reconstrução da memória de uma família (e da memória de um país)”


Em “Ainda Estou Aqui” (2024), Walter Salles constrói um mundo solar, iluminado, que dolorosamente se torna sombrio e repleto de trevas. Das areias brancas da praia do Rio de Janeiro, banhadas por águas refrescantes e receptivas pelo escaldante sol carioca, a obra adentra em sombras que começam com as cortinas da casa do então ex-deputado Rubens Paiva (Selton Mello) sendo cerradas ainda com o sol lá fora. A mensagem é bem clara. O mundo desabou. Para ler a entrevista de Walter Salles clique aqui







32º Festival MixBrasil: “Salão de Baile” cria retrato complexo e instigante sobre a cena ballroom do Rio de Janeiro



A cultura ballroom se desenvolveu nos Estados Unidos com diferentes ramificações durante o século XX, porém com um demarcador comum: ser um espaço de congregação LGBTQIA+, especialmente pessoas negras e latinas em comunidades marginalizadas de grandes cidades como Nova York, Washington e Chicago. Esse universo cheio de regras, complexidades e nuances é flagrado de forma singular em “Paris is Burning” (1990), documentário de Jennie Livingston que hoje é tema de diferentes debates, mas que ainda segue como registro histórico fundamental e um dos mais interessantes documentários da década de 90. Para ler o texto de Renan Guerra clique aqui







As lições de Francis Ford Coppola no cinema: “É necessário correr riscos



Durante a passagem pelo Brasil para divulgar Megalópolis, o diretor participou de um evento promovido pela O2 Filmes, onde falou sobre sua arte cinematográfica. Para ler o texto de Humberto Maruchel clique aqui



Mirian Goldenberg: Conheça a médica Ana Claudia Quintana Arantes, que ajuda a quebrar paradigmas sobre envelhecimento e morte


Shane Rogers, Escrivão de Coltan e Shannon Muir: Seis razões pelas quais as pessoas gostam de filmes de terror


Fluxo de Pensamento: Antonio Saboia


José Geraldo Couto - Almodóvar: Convite à cerimônia do adeus


Leandro Luz - Três filmes da 48ª Mostra SP: “Através do Fluxo”, “Sol de Inverno”, “O Senhor dos Mortos


Críticas a "The Substance", de Coralie Fargeat


0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP