domingo, 10 de novembro de 2024

Navegando pelo cinema

 





48ª Mostra SP: O que faz de “Ainda Estou Aqui” um filme que se diferencia de outras produções brasileiras recentes?



Na última sequência de “Ainda Estou Aqui” (Walter Salles, 2024), Fernanda Montenegro, que interpreta Eunice Paiva nos últimos anos de sua vida, com a doença de Alzheimer já bem avançada e se locomovendo com o auxílio de cadeira de rodas, olha para um bebê, o membro mais jovem de sua família, como quem tenta desesperadamente se conectar com algum fio de realidade. Pouco depois desse momento delicado, que Salles registra metodicamente com a sua câmera – sempre atenta às mínimas expressões faciais de seus atores – a personagem é surpreendida por uma reportagem na televisão que relembra notórias vítimas da Ditadura Militar. Entre as imagens e as fotografias está lá o rosto de Rubens, seu marido assassinado dentro de um quartel nos anos 1970. Somos capazes de enxergar as engrenagens funcionando por trás da pele, dos músculos e dos ossos da atriz, que com o seu olhar confuso e a sua expressão exasperada parece dizer “ainda estou aqui”. Para ler o texto de Leandro Luz clique aqui







Três filmes da 48ª Mostra SP: “Ernest Cole: Lost and Found”, “Feng liu yi dai”, “Volveréis


Para ler as análises críticas de Leandro Luz sobre os filmes Ernest Cole: Lost and Found”, “Feng liu yi dai”, “Volveréis” clique aqui







Francis Ford Coppola: o ranking da Tribuna



A estreia de "Megalopolis" nas salas portuguesas propiciou uma homenagem da equipa da Tribuna do Cinema a Francis Ford Coppola, na forma de um Dossier. Animados pela inevitável revisita de algumas das mais emblemáticas obras do realizador – tão impulsionada pela necessidade individual da escrita dos textos, como pelas leituras das redações dos colegas – resolvemos rematar as discussões internas com a composição de um ranking dos seus 10 melhores filmes. Mais que o corolário das nossas preferências pessoais, ou que a procura de um consenso artificial, este foi um pretexto para prolongarmos a estadia numa das mais peculiares, versáteis e inspiradas filmografias da história do cinema. O ponto de chegada de uma aprazível viagem, que agora partilhamos com os nossos leitores. Para ler sobre o ranking dos 10 melhores filmes de Francis Ford Coppola clique aqui


José Geraldo Couto: A política sob o caleidoscópio de Coppola


Anabela Roque: A Amazónia paga um preço imensurável pelo seu ouro. Parte I


Eduardo Escorel: Morte luminosa, desastre grandioso


Hugo Gomes - Falando com Sandra Faleiro: "Inspiro-me em muita coisa, tudo à minha volta me inspira"


Eileen Jones: Veja o filme “O Aprendiz” antes que seja tarde


Ana Claudia Paixão - Maria Callas e Angelina Jolie: uma conexão inesperada (e acertada) de Pablo Larraín


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