quinta-feira, 23 de novembro de 2023

"Sou dos últimos reis " - Mahmoud Darwish

 



Sou dos últimos reis  

 




Sou dos últimos reis... apeei da


égua no último inverno, sou o último suspiro árabe.


Não apareço no mirto por cima dos telhados, não


olho ao redor para ver se alguém me vê, alguém que me conhecesse de antes,


que soubesse que lapidei o mármore da fala para a minha mulher atravessar


descalça as manchas de luz, não apareço na noite para


não ver a lua que acendia os segredos de Granada


em cada corpo. Deixo de olhar a sombra para não ver


alguém carregando o meu nome e vindo atrás de mim:


retire de mim o seu nome e dê-me


a prata do álamo. Não me viro para trás para não


lembrar que passei sobre este chão. Não há chão nesta


terra desde que o tempo se partiu ao meu redor em mil fragmentos.


Não fui um apaixonado para acreditar que as águas fossem espelhos,


como eu disse aos antigos amigos, nenhum amor intercede por mim,


desde que aceitei o “acordo de paz” não tenho presente


para passar perto a manhã do meu passado. Castela erguerá


uma coroa sobre o minarete de Deus. Ouço o barulho das chaves na


porta dourada da História, adeus à nossa história, serei eu


que vai trancar a ultima porta do céu? Sou o último suspiro árabe.


 

 

Mahmoud Darwish

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP