quarta-feira, 19 de julho de 2023

"Às vezes, em dias de luz perfeita e exata" - Alberto Caeiro (Fernando Pessoa)


 



Às vezes, em dias de luz perfeita e exata

 

 

 




XXVI


 

Às vezes, em dias de luz perfeita e exata,


Em que as coisas têm toda a realidade que podem ter,


Pergunto a mim próprio devagar


Porque sequer atribuo eu


Beleza às coisas.



 

Uma flor acaso tem beleza?


Tem beleza acaso um fruto?


Não: têm cor e forma


E existência apenas.


A beleza é o nome de qualquer coisa que não existe


Que eu dou às coisas em troca do agrado que me dão.


Não significa nada.


Então porque digo eu das coisas: são belas?



 

Sim, mesmo a mim, que vivo só de viver,


Invisíveis, vêm ter comigo as mentiras dos homens


Perante as coisas,


Perante as coisas que simplesmente existem.



 

Que difícil ser próprio e não ver senão o visível!



 

 

 

Alberto Caeiro (Fernando Pessoa)

 


0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP