Navegando pelo cinema
Naturezas mortas
Julio Bressane é um vanguardista no retrovisor. Desde "Tabu" (1982), sua filmografia sofreu uma inflexão no rumo do passado. Um misto de culto e dissecação pós-moderna de cadáveres ilustres como Lamartine Babo, Oswald de Andrade, Machado de Assis, Cleópatra, São Jerônimo, Nietzsche… Como nos casos anteriores, "Capitu e o Capítulo" fica longe de qualquer ideia de adaptação literária ou histórica. Trata-se de uma apropriação de Dom Casmurro para um ensaio ficcional com os personagens do romance. Para ler o texto de Carlos Alberto Mattos clique aqui
"Empty Nets": à caça da enguia
Não são apenas jovens inconscientes, mas jovens precários, deambulando pelo mal-amparo social, resultado de políticas, muitas delas conservadoras, que nada acrescentam ou acompanham na vida das gerações futuras, com ambições de emancipação. Para ler o texto de Hugo Gomes clique aqui
Mundo oblíquo e dissimulado
Capitu e o capítulo, de Julio Bressane, não se inspira, mas “saqueia” com inventividade a obra de Machado de Assis. A personagem torna-se signo para entender seu tempo. E, em vez de ser interrogada, é ela quem interpela a sociedade. Para ler o texto de José Geraldo Couto clique aqui
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