segunda-feira, 19 de junho de 2023

"Poema dum funcionário cansado" - António Ramos Rosa

 




Poema dum funcionário cansado

 

 

 




A noite trocou-me os sonhos e as mãos


dispersou-me os amigos


tenho o coração confundido e a rua é estreita


estreita em cada passo


as casas engolem-nos


sumimo-nos


estou num quarto só num quarto só


com os sonhos trocados


com toda a vida às avessas a arder num quarto só


Sou um funcionário apagado


um funcionário triste


a minha alma não acompanha a minha mão


Débito e Crédito Débito e Crédito


a minha alma não dança com os números


tento escondê-la envergonhado


o chefe apanhou-me com o olho lírico na gaiola do quintal em frente


e debitou-me na minha conta de empregado


Sou um funcionário cansado dum dia exemplar


Por que não me sinto orgulhoso de ter cumprido o meu dever?


Por que me sinto irremediavelmente perdido no meu cansaço?



 

Soletro velhas palavras generosas


Flor rapariga amigo menino


irmão beijo namorada


mãe estrela música


São as palavras cruzadas do meu sonho


palavras soterradas na prisão da minha vida


isto todas as noites do mundo numa só noite comprida


num quarto só



 

 

 

António Ramos Rosa

 


0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP