terça-feira, 13 de junho de 2023

"Dá-me um abraço, voltemos a São Bento" - Armando Silva Carvalho

 




Dá-me um abraço, voltemos a São Bento

 

 

 




Dá-me um abraço, voltemos a São Bento


e sem democracias.


Dá o braço aos nossos cinquenta anos


que querem regressar


aos dezoito pelo caminho mais certo,


o do desejo.


Era ali que eu te ouvia chegar com o teu triunfo,


o teu corpo exultante,


os teus olhos verdíssimos que pousavam no prato


de lentilhas


em que matava a fome dos teus beijos.



 

Os outros andavam perdidos nas suas emboscadas


de solidão com direito a prémio


e a escada do quinto andar rangia no escuro


da minha espera.


E tu subias, subias devagar, com a vitória nas mãos


e no cabelo a espessa brilhantina


que era minha


e tua.


Chegavas e não falavas de livros,


gritavas pelo meu corpo em cada poro


e eu obediente e casto


despia-o devagar à luz da rua.



 

São Bento das antigas assembleias


da chuva miúda que brilhava nas pedras


da cama em que te expunhas


como numa montra.


O cio corria leve para não deixar traços


no alto desse andar


- O mar ficava preso e eu abria-te


os braços.



 

São Bento das antigas assembleias


da chuva miúda que brilhava nas pedras


da cama em que te expunhas


como numa montra.


O cio corria leve para não deixar traços


no alto desse andar


- O mar ficava preso e eu abria-te


os braços.



 

No meu liceu cresciam os burgueses


que mandam na política.


E comprava-te uma revista que trazia na capa


a Amália Rodrigues


a sair de um pequeno avião a hélice,


com um lenço na cabeça, triste e desarmada.


E amava o fado como te amava a ti


em silêncio e sem qualquer virtude


a não ser a das mão correndo em tom menor


pelo fogo do teu corpo


para ninguém nos ouvir chegar ao fundo.



 

E em fado me mudava até ao lume


Em fado revolvia como faca


Em fado devorava até às fezes


Em fado assassinava para que fosses.



 

 

 

Armando Silva Carvalho


0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP