segunda-feira, 12 de abril de 2021

VÍDEOS - Três autores querem lhe falar sobre Cultura

 


 Zygmunt Bauman: Liberdade e Segurança

Falar sobre a cultura de um povo nos leva a pensar como as pessoas se relacionam e trocam experiências. Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, é mundialmente conhecido por seu conceito de modernidade líquida. Na obra 11 ideias do Fronteiras do Pensamento para compreender o mundo atual, Bauman menciona outra teoria muito famosa que é a relação de “gangorra” existente em todas as sociedades entre dois termos: Liberdade x segurança. No vídeo a seguir, você confere o próprio Bauman tratando do tema em entrevista ao curador do Fronteiras do Pensamento, uma breve aula sobre laços humanos:

Assista ao vídeo agora mesmo →



 

O olhar de Camille Paglia


É possível que essa relação entre Liberdade x segurança se dê desde tempos passados e é um dilema que não surgiu com a modernidade e as novas tecnologias.

Contudo, olhar para o passado é uma forma interessante de entender como “chegamos onde chegamos” e trazer mais informações para a leitura da cultura de um povo.

Camille Paglia fala, no vídeo a seguir, sobre a sua história e como tem fascinação por esse olhar à antiguidade e a referências históricas de maneira a pautar suas discussões sobre o que hoje faz parte da cultura popular:

Assista ao vídeo agora mesmo →

 



Os limites do conhecimento por Edgar Morin


E esse olhar precisa ser plural, multifacetado. Não basta olhar para trás, mas para o todo. Entender e interpretar o que acontece aqui e lá fora. Ou será que existe, atualmente, este “lá fora”?

Em um mundo cada vez mais globalizado, as distâncias diminuíram, e restam poucas - ainda que facilmente transponíveis - barreiras, como a linguagem.

Para discorrer sobre um mundo globalizado e que, quem sabe, precise saber os momentos de se “desglobalizar”, Edgar Morin fala ao Fronteiras sobre os limites do conhecimento deste aludido mundo:

Assista ao vídeo agora mesmo →

 


0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP