terça-feira, 20 de abril de 2021

VÍDEOS - O multiculturalismo na visão de Alberto Manguel e de Pascal Bruckner

 



Para compreender o mundo atual a temática “Mundo” é conduzida por dois autores que estão trazendo o termo multiculturalismo para o debate. Este fenômeno social, relacionado à globalização e às sociedades pós-modernas, é interpretado, na obra, por Ayaan Hirsi Ali e Tariq Modood. A primeira é de origem somali, enquanto o outro é paquistanês britânico. Ambos partem da experiência de vida para fundamentar as teorias e visões sobre multiculturalismo. E pode-se perceber, rapidamente, que a visão dos pensadores é contrária acerca do assunto.

Para além desse choque de ideias, gostaríamos de trazer outros dois autores para falar sobre multiculturalismo, de maneira a expandir sua percepção do conceito.

 



Alberto Manguel

Alberto Manguel, nascido na Argentina, tendo morado em Israel na infância e, atualmente, residente do Canadá, é um escritor que também vivenciou na prática diversas culturas. No vídeo a seguir, ele começa sua explicação citando o multiculturalismo como uma maldição; entretanto, pontua que países como o próprio Canadá transformaram-na em uma benção.



 

Assista ao vídeo agora mesmo

 






Pascal Bruckner

Já o escritor francês Pascal Bruckner, aborda o multiculturalismo a partir de um viés legal. Isto é, a aplicação da isonomia jurídica a um povo diverso em credos e tradições de maneira a manter a ordem de uma república, como a França, porém com respeito às individualidades de cada povo/origem manifestadas em suas identidades culturais.

 

Assista ao vídeo agora mesmo


0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP