Navegando pela arte
O filme-ensaio
Há muito tempo venho perseguindo a ideia de um cinema de tipo ensaístico, que antigamente, utilizando uma expressão de Eisenstein, eu chamava de cinema conceitual e hoje tendo a chamar de filme-ensaio. Escrevi pela primeira vez sobre esse tema, mas ainda de uma forma insipiente, na antiga revista Cine Olho, depois no livro Eisenstein (Brasiliense, 1983), mais tarde, já refinando melhor a ideia, num texto sobre a linguagem do vídeo (1997: 188-200) e finalmente num livro sobre a eloquência das imagens (2001), afora referências passageiras ao assunto aqui e acolá.
Para ler o texto de Arlindo Machado clique aqui
De Salvador Dali a Van Gogh: Russos em lockdown (re)criam obras famosas na internet
O grupo do
Facebook Izoizolyacia tornou-se uma obsessão nacional, nome do grupo é a
combinação das palavras “isolamento” e “arte visual” em russo.
Para ler o texto
de Sasha Shapiro clique aqui
Mortes visíveis - O reencontro de Sérgio Ricardo, Dib Lutfi e Glauber Rocha
Contaminados pelo novo coronavírus,
milhares de mulheres e homens perderam a vida – morreram de Brasil.
Para ler o texto de Eduardo Escorel clique
aqui
Christiane Paul: A net art é colecionável
Curadora do Whitney Museum fala sobre a
inclusão da arte digital com novos modelos de colecionismo e práticas sólidas
de preservação.
Para ler a entrevista de Christiane Paul
clique aqui
Literatura dos Arrabaldes: A poesia periférica na era Lula
Nos primeiros anos do século, despontam dois livros de poesia que vibram em ritmo distinto ao do Hip Hop dos anos 90. Há valorização da vida nas quebradas, retratos da infância, festividades, erotismo – sem negligenciar suas mazelas.
Para ler o texto de Eleilson Leite clique aqui
A Arte
Hiper-realista de Emanuele Dascanio
Emanuele Dascanio é
um jovem artista (nascido em 1983), que se formou na escola de arte Lucio
Fontana Di Arese, na Itália, em 2003. Ele é um verdadeiro mestre de sua arte,
criando retratos incrivelmente realistas em lápis e carvão, que exalam
espiritualidade, emoção e energia. Como você está prestes a ver, os detalhes em
seus desenhos são simplesmente impressionantes!
Além de parecerem incrivelmente realistas,
seus desenhos exalam sensualidade e paixão. Em suas pinturas, seus sujeitos
muitas vezes retratam uma profunda ligação com o espectador.
Sua técnica
impecável é evidente em seu trabalho, mas sem deixar de incluir outros níveis
de significados para interpretação própria.
Emanuele descobriu
seu propósito na vida ainda muito jovem. Aos 18 anos de idade, ele decidiu ir
atrás dos seus estudos artísticos e descobriu um mundo fascinante, ao qual ele
sempre fora atraído, mas ainda não conhecia direito.
Seus desenhos não
são como retratos comuns. Em vez disso, eles são figuras alegóricas ou símbolos
não convencionais que surgem de sua intuição ou subconsciente.
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