quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Boaventura de Sousa Santos: A Nova Guerra Fria e a Venezuela


O que se está a passar na Venezuela é uma tragédia anunciada, e vai provavelmente causar a morte de muita gente inocente. A Venezuela está à beira de uma intervenção militar estrangeira e o banho de sangue que dela resultará pode assumir proporções dramáticas. Quem o diz é o mais conhecido líder da oposição a Nicolas Maduro, Henrique Capriles, ao afirmar que o presidente-fantoche Juan Guaidó está a fazer dos venezuelanos "carne para canhão". Ele sabe do que está a falar. Sabe, por exemplo, que Hugo Chávez levou muito a sério o destino da experiência socialista democrática de Salvador Allende no Chile. E que, entre outras medidas, armou a população civil, criando as milícias, que obviamente podem ser desarmadas, mas que muito provavelmente tal não ocorrerá sem alguma resistência. Sabe também que, apesar do imenso sofrimento a que o país está a ser submetido pela mistura tóxica de erros políticos internos e pressão externa, nomeadamente por via de um embargo que a ONU considera humanitariamente condenável, continua entranhado no povo venezuelano um sentimento de orgulho nacionalista que rejeita com veemência qualquer intervenção estrangeira. 
Para ler o texto completo de Boaventura de Sousa Santos clique aqui

O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Juan Guaidó, fala para uma multidão de apoiadores da oposição durante comício em Caracas, Venezuela, em 16 de janeiro.

Leia "Os EUA ajudaram a levar a Venezuela ao caos - e Trump assegurará que as coisas permaneçam assim" de Mark Weisbrot clicando aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP