Navegando pelo cinema
Jafar Panahi explora as fronteiras no/do cinema
Com Abbas Kiarostami, Mohsen Makhmalbaf e o próprio Jafar Panahi, o cinema iraniano consagrou um modelo de filme híbrido, em que realidade e encenação se imbricam infinitamente para representar dilemas humanos contundentes. Esses procedimentos evoluíram para uma espécie de fetiche, com a própria encenação se abrindo em camadas de “realidade-dentro-do-filme-dentro-do-filme”. Assim é "Sem Ursos" (Khers nist), o mais recente imbroglio cinematográfico de Panahi. Para ler o texto de Carlos Alberto Mattos clique aqui
Balanço Geral e Vencedores do É Tudo Verdade 2023
Nos últimos anos, venho acompanhando o festival de perto e confesso que os documentários têm ocupado uma espaço importante na minha filmografia anual. Adoro histórias reais, assim como biografias e tudo o que os realizadores estão apresentando nas telas. Inclusive na minha opinião, os documentários andam mais interessantes, dos que os filmes de ficção. Talvez por eu ser uma curiosa da vida alheia, ou por me interessar por tantos assuntos diferentes, que me fazem abrir a cabeça e olhar o mundo de maneira mais universal. Ou seja, assunto não falta para explorar no gênero, ainda pouco conhecido por muitos, principalmente pelo público brasileiro. Para ler o texto de Clarissa Kuschnir clique aqui
A história real de Jan Žižka, do filme "Medieval"
O filme "Medieval", de 2022, produção tcheca mais cara já feita, com orçamento de US$ 23 milhões, conta a história de Jan Žižka, o famoso comandante boêmio que nunca perdeu uma batalha. Ambientado antes do início das Guerras Hussitas, o filme acompanha a história de Žižka conforme ele fazia seu nome nas forças armadas. Neste artigo, saiba um pouco sobre a história por trás desse incrível guerreiro e se "Medieval" é fiel (ou não) aos detalhes de sua vida. Para ler o texto de Rosemary Giles clique aqui
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