Isabela Rodrigues Ligeiro & José Eustáquio de Brito: "Enfrentando o racismo nas aulas de sociologia"
Esse artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado em educação, realizada entre 2018 e 2019,
que objetivou compreender como aulas e atividades propostas por professores de sociologia do ensino
médio têm contribuído para o desenvolvimento de uma educação das relações étnico-raciais tendo por
intenção a implementação a Lei 10639/03. Os sujeitos da pesquisa são professores de sociologia em
atividade na capital mineira e Região Metropolitana de Belo Horizonte. Fez-se uma revisão bibliográfica
sobre a temática em que se destaca o debate sobre a relação histórica da sociologia com as questões raciais
no Brasil e o processo de conquista e implementação da Lei 10639/03. Pesquisa qualitativa, com dados
obtidos a partir da aplicação de questionário e entrevistas, que revelaram diversas possibilidades para um
ensino de sociologia comprometido com a abordagem crítica das relações étnico-raciais. Possibilitaram
também a compreensão de como essas práticas têm contribuído para o campo da educação das relações
étnico-raciais e os desafios a serem enfrentados para uma efetiva educação antirracista. Para ter acesso ao conteúdo integral do texto "Enfrentando o racismo nas aulas de sociologia" clique aqui
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