sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

"A pandemia não mudará nossas formas de sentir e de desejar". Entrevista com Gilles Lipovetsky

 



Um dos custos semióticos mais altos da pandemia possivelmente seja o uso de máscaras, nossa perda temporal do rosto, a fratura do eu, da comunicação facial com o outro, da identidade individual que de uma hora para outra se viu oculta, gerando distância e fissura do social. Mais que o fechamento, a máscara foi a verdadeira distância, o isolamento. O artefato indispensável para evitar o contágio, mas ao mesmo tempo o imaginário de perigo e de rejeição. A percepção do outro mediada pela suspeita e a desconfiança. O sinal de ‘afaste-se’ e o colapso da sedução que precisou migrar para novas formas e canais de comunicação. Para ler a entrevista com Gilles Lipovetsky clique aqui




A Arendt o que é de Arendt, a esquerda o que é da esquerda






Hannah Arendt (1906-1975) voltou ao debate brasileiro no último período. De certo modo, quem a recuperou de seu silêncio momentâneo foram personalidades do cenário público-político brasileiro (progressista e de esquerda) e pesquisadores das humanidades. A pensadora da ação política foi chamada à baila como a responsável por qualificar de totalitarismo o regime stalinista; que seria para alguns a versão de “esquerda” do hitlerismo. Para ler o texto de Ronaldo Tadeu de Souza clique aqui



Da tolerância ao reconhecimento. Artigo de François Dubet 





“O reconhecimento é muito mais exigente do que a tolerância, pois quem reconhece os outros aceita transformar as suas representações do mundo e de si mesmo”, escreve François Dubet, sociólogo e professor emérito da Universidade de Bordeaux. O sociólogo extrai consequências desta passagem da tolerância para o reconhecimento: “Enquanto a tolerância nos convida a aceitar diferenças que não são ameaçadoras, o reconhecimento leva à redefinição de si mesmo e à redefinição do mundo comum”. E o que temos em comum? “O que temos em comum não são mais as nossas identidades e as nossas raízes, mas uma forma de constituir uma sociedade em torno dos direitos humanos, da proteção dos indivíduos, da solidariedade e da igualdade. O que nós temos em comum é a democracia, muito mais do que a República e a nação que acabaram por se confundir”. Para ler seu texto clique aqui





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