quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

"Leitora" - Maria Teresa Horta

 





Leitora




Confesso o vício de ler


afago


cada palavra



Bebo o feitiço das histórias


cada rosa cada asa


por onde a busca se enlaça



Revolvo-me na ruptura


ou na ternura descalça


onde a caneta sutura



Tomo o corpo da leitura


enredo-me no seu abraço


ora vestida ora nua



Ao longo deste prazer


não há nada que eu não faça


em entrega e em devassa



Indo mais longe no ler


encontro o cisne e a rola


na tocaia do prazer



Tenho a paixão da leitura


teima na escrita do perigo


e estremeço de prazer ao entreabrir um livro



Corro as mãos nas suas espáduas


desnudo frases de feltro


afloro as suas pálpebras



Entrelaço as consoantes


com as vogais e o enredo


diante das fantasias no sobressalto do medo



Descubro escusas passagens


pelas cisternas dos livros


ao desfolhar suas páginas



Na entrega e no sustido


nas lágrimas e no sorriso


entre o ardil e o tigre



Ora cumprindo


a harmonia


ora querendo a transgressão



Sou uma leitora voraz


tenho um trato com a audácia


e outro com o perdimento



Entre a leitura e a escrita


existe um espaço sedento


rebeldia e firmamento



Digo tempo e confissão


das cartas das bibliotecas


das literaturas secretas



Corro nas linhas dos livros


tropeçando


de avidez



Na cama quero as palavras


Enoveladas errantes


com elas sou viajante



No rumo da minha


vida


estão os livros e as estantes



Gosto de beber o cheiro


do interior da leitura


temperado com canela e as coisas obscuras



Deleito-me com a poesia


endoideço com o romance


esquivamento das mulheres



com a sua escrita de leite


de linho e alquimia


de aço rumorejante



Encontro a rima cismada


dobo a palavra a vapor


na teima de quem porfia



Vou em busca do fulgor


corro atrás da literatura


dos textos e da leitura



Sou dependente dos livros


sem eles posso morrer


perco-me de tão perdida se proibida de ler 




Maria Teresa Horta

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP